Tecnologia

YAPE é o primeiro veículo autônomo de entrega domiciliar projetado na Itália

A empresa italiana E-Novia construiu um inovador veículo autônomo de entrega domiciliar. Denominado YAPE (acrônimo para Your Autonomous Pony Express), o sistema produz mapas digitais para se locomover pelas cidades, sendo capaz de evitar o tráfego, detectar buracos e identificar acidentes em tempo real.

O veículo autônomo é equipado com um conjunto de sensores – na forma de câmeras de vídeo e lasers – e se movimenta em duas rodas gerenciadas por motores elétricos, que auxiliam tanto a minimizar o consumo de energia quanto a maximizar a agilidade do movimento.

YAPE, o “pônei” expresso autônomo

Graças a estas características únicas, YAPE anda com facilidade em ruas estreitas e becos típicos de cidades europeias. O pequeno “robô” pode atingir uma velocidade máxima de 6 km/h em calçadas e 20km/h em ciclovias, propriedades que o permitem completar entregas em tempo recorde.

YAPE 01
YAPE é o primeiro veículo autônomo de entrega domiciliar projetado na Itália (Crédito: E-Novia)

Para se orientar com precisão, YAPE produz uma representação digital aumentada do espaço urbano. Com este recurso, o sistema consegue detectar, em tempo real, acidentes, locais de construção e outros obstáculos ou riscos que podem aparecer ao longo do trajeto.

A representação digital detalhada e atualizada da cidade possibilita ainda monitorar o tráfego, a viabilidade de ciclovias e rotas reservadas para deficientes. Assim, o sistema autônomo gerencia o dinamismo e a imprevisibilidade – duas características típicas do fluxo das cidades modernas.

YAPE 02
YAPE anda com facilidade em ruas estreitas e becos típicos de cidades europeias (Crédito: E-Novia)

As entregas podem ser solicitados através de um aplicativo. Suponha que você deseja devolver um livro a um amigo. Para tanto, basta chamar YAPE pelo smartphone, informar o endereço do destinatário e inserir a encomenda (até 70kg) no compartimento de bagagem quando o veículo chegar.

A partida e a entrega do pacote são duplamente certificadas pelas credenciais do remetente. Em síntese, primeiro o sistema confere se as informações contidas no smartphone estão atualizadas; depois, faz um reconhecimento facial no remetente. Se tudo estiver correto, o compartimento de bagagem é aberto.

A E-Novia efetuou uma série de testes com o veículo no segundo semestre de 2017, obtendo feedbacks altamente positivos de clientes, pesquisadores e desenvolvedores. A empresa tem planos para lançar a primeira frota de veículos autônomos de entrega domiciliar em 2018.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook