walmart
Tecnologia

Walmart está usando robôs para escanear prateleiras de suas lojas

As máquinas são 50% mais produtivas e três vezes mais rápidas que funcionários humanos

A gigante do varejo Walmart está implantando robôs autônomos de varredura em mais de 50 lojas nos Estados Unidos. As máquinas percorrem as prateleiras para verificar estoque, detectar preços incorretos, identificar erros de rotulagem e até mesmo localizar itens perdidos.

Os robôs medem 61 cm e possuem uma torre equipada com câmeras, que varrem os corredores e repassam os dados coletados a uma central. Enquanto funcionários humanos só conseguem escanear as prateleiras cerca de duas vezes por semana, as máquinas realizam a tarefa até três vez mais rápido.

Walmart 01

Os robôs são 50% mais efetivos e três vezes mais rápidos que funcionários humanos

O desempenho dos robôs chega a ser 50% mais efetivo se comparado aos atendentes humanos. Ainda assim, o Walmart assegurou que a introdução dos robôs não levará a perdas de postos de trabalho. O objetivo, segundo a empresa, é salvar funcionários de realizar tarefas “repetíveis, previsíveis e manuais“.

Robôs autônomos de varredura

Os itens fora do estoque são um grande problema para os varejistas. Muitas vendas deixam de ser concluídas porque compradores não conseguem encontrar produtos nas prateleiras das lojas. Contratar funcionários humanos nem sempre é a solução, pois é uma tarefa tediosa que a maioria não quer fazer.

Walmart 02

O Walmart assegurou que os robôs não substituirão os funcionários humanos (Crédito: Walmart)

O Walmart vê os scanners autônomos como uma solução para este problema. Os robôs permanecem aguardando em estações de recarga até que um funcionário humano lhes dê uma “missão”. Uma vez ordenadas, as máquinas se deslocam até um corredor particular para verificar o que precisa ser re-estocado.

Os planos do Walmart

A ideia de instalar robôs para automatizar o varejo não é nova. A Amazon usa mais de 45 mil robôs em seus armazéns para operar as prateleiras, economizando quase 20% nas despesas operacionais. A varejista chinesa Tmall aumentou sua produtividade em 300% após “contratar” 60 máquinas transportadoras.

Walmart 03

A empresa está expandindo sua frota de robôs para mais de 50 lojas em todo o país (Crédito: Walmart)

Os robôs de autônomos de varredura foram testados nos estados do Arkansas, Pensilvânia e Califórnia. Para o Walmart, o movimento faz parte de um esforço mais amplo para digitalizar suas lojas, tornar as compras mais rápidas e, acima de tudo, aprimorar a experiência dos consumidores.

A empresa está expandindo sua frota de robôs para mais de 50 lojas em todo o país. A previsão é que as máquinas estejam em pleno funcionamento até janeiro de 2018. O vídeo a seguir apresenta as máquinas em ação:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook