carro
Transportes

Homem canadense anuncia planos para dar a volta ao mundo em um carro voador

Mark Jennings-Bates acredita ser capaz de concluir o trajeto em 60 dias

Em junho de 2017, a holandesa PAL-V surpreendeu a todos ao comunicar que estava produzindo o primeiro carro voador destinado à adoção geral e aplicação no mundo real. A empresa também comunicou que pretendia entregar a primeira unidade em 2018 e produzir 50 a 100 modelos em 2019.

Mas, agora, a PAL-V decidiu um passo ainda maior. Em recente entrevista na feira World’s Fair Nano, o vice-presidente de vendas da empresa na América do Norte, Mark Jennings-Bates, revelou planos para se tornar a primeira pessoa a dar a volta ao mundo em um carro voador.

carro jennings

Mark Jennings-Bates pretende dar a volta ao mundo em um carro voador (Crédito: Keynote Speakers Canada)

A volta ao mundo em um carro voador

O modelo utilizado para a jornada será o PAL-V Liberty, que tem uma autonomia de 499km no ar e pode atingir uma velocidade máxima de 170 km/h. O próprio Jennings-Bates, acompanhado de um piloto, se certificou de que o veículo pode atingir estes limites em um trecho difícil na Groelândia.

carro liberty air

O modelo utilizado para a jornada será o PAL-V Liberty (Crédito: PAL-V)

A viagem deverá começar em San Francisco (Califórnia) e terminar em algum lugar de San Francisco – como é costume na circum-navegação. Enquanto Jennings-Bates estará pilotando o PAL-V Liberty, outro piloto o acompanhará filmando todo o trajeto.

A PAL-V estima que a viagem levará em torno de 90 dias, embora Jennings-Bates acredite que poderá concluir o percurso em torno de 60 dias. Como o Liberty tem um autonomia de apenas 499km no ar, o maior estresse da viagem será manter os olhos no indicador de combustível.

Uma façanha para também ajudar nas vendas

A comercialização de carros voadores é um dos grandes desafios da indústria. Embora a versão comercial do PAL-V Liberty já esteja disponível para pré-encomenda (com entregas a partir de 2018), Jennings-Bates reconhece que as vendas não atingiram as expectativas iniciais:

Nós vimos carros voarem algumas vezes, mas ninguém vendeu muitos deles. – Mark Jennings-Bates

carro liberty model

A PAL-V pretende demonstrar que Liberty é um veículo seguro e fácil de operar (Crédito: PAL-V)

Mais do que uma conquista pessoal, a viagem de Jennings-Bates ao redor do mundo poderá demonstrar que o PAL-V Liberty é um veículo seguro e fácil de operar, conscientizando as pessoas de que de carros voadores são uma alternativa ao transporte – consequentemente aumentando as vendas.

Embora pareça um helicóptero, é realmente muito mais simples do que um helicóptero. – Mark Jennings-Bates

Embora a PAL-V ainda não tenha formalizado um anúncio oficial com a data para o início da jornada de Jennings-Bates, os planos estão bem encaminhados. Será o início da era dos carros voadores?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook