pássaro
Virtualidade

Agora você pode voar como um pássaro com realidade virtual

Birdly é um dispositivo que simula a sensação de voar sobre a cidade de Nova York

Experiências em realidade virtual oferecem sons espetaculares e visuais incríveis, mas, muitas vezes, pecam no elemento final: feedback tátil. Quando seu cérebro sente como se estivesse em um lugar, mas seu corpo sente como se estivesse em outro, há uma desconexão que nos impede de ter uma experiência realmente imersiva. O simulador de voo Birdly tem uma solução para o problema, e vai fazer você sentir que está voando como um pássaro.

Desenvolvido pela startup suíça SOMNIACS, o dispositivo usa uma combinação de movimento, vento, som e visual para mergulhar completamente os usuários na experiência de voar sobre a cidade virtual de Nova York.

pássaro nova york

Com Birdly, você pode voar sobre a cidade de Nova York (SOMNIACS)

Voando como um pássaro

Com o Birdly, o usuário, deitado, pode comandar o próprio voo batendo as “asas” à semelhança de um pássaro. O equipamento inclui um ventilador que regula a velocidade do vento com base em quão rápido você está voando.

Ao contrário da maioria das experiências em VR – em que o usuário coloca o headset, mas, no fundo, sente que está no mesmo local –, o Birdly integra movimento, som e corpo de uma forma única. Com ele, o usuário sente literalmente que está voando:

A colunista do ChigagoInno Karis Hustad, que teve a oportunidade de conhecer o dispositivo durante um rápido período de demonstração no The Field Museum, assim descreveu sua experiência:

Eu estava voando sobre a cidade de Nova York. Era notavelmente realista. Senti uma emoção interna ao subir em torno de arranha-céus e fiz um mergulho afiado nas ruas estreitas da cidade. – Karis Hustad

No momento, Birdly está fazendo uma turnê nacional em museus para demonstrar a tecnologia de realidade virtual. Já esteve no The Field Museum, em Chicago, e também estará disponível por alguns dias no National Aviary , em Pittsburgh, ao custo de US$ 8 por voo, com duração média de 10 minutos.

Como adquirir?

O sistema completo do Birdly custa em torno de US$ 190.000, o que leva a crer que, mesmo com o crescimento exponencial da tecnologia e o consequente barateamento do custo, não será um produto acessível aos consumidores.

De todo modo, o simulador de voo poderá facilmente atrair multidões em eventos específicos, em museus e, principalmente, como atração de arcades. Afinal, quem não deseja voar, ainda que por alguns minutos?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook