venus project
Cultura

The Venus Project propõe uma visão alternativa de futuro baseada em recursos

O projeto pretende implementar cidades sustentáveis e propor um novo sistema pós-capitalismo

Muitas pessoas acreditam que o dinheiro é a solução para todos os problemas. Contudo, foi justamente o raciocínio oposto que levou o futurista Jacque Fresco e arquiteta Roxanne Meadows a fundar, em 1995, aquele que viria a ser o maior projeto de suas vidas: The Venus Project.

The Venus Project

Imagine uma cidade altamente tecnológica com eficiência energética; um lugar onde não existe dinheiro ou políticos; um ambiente pacífico e completamente autossustentável; uma sociedade na qual os direitos humanos não estão apenas gravados em papel, mas são um modo de vida.

Embora pareça a descrição de uma utopia, esta é a síntese da ambiciosa organização The Venus Project, que se propõe a construir uma civilização mundial sustentável para além da política, da pobreza e da guerra.

venus project 01

Jacque e Roxanne jamais acreditaram em um mundo governado pelo dinheiro. O sistema monetário sempre foi visto por eles como o verdadeiro responsável pelos comportamentos disfuncionais verificados na sociedade. Logo, não fazia sentido manter um sistema tão desumanizante.

Este conjunto de crenças levou a dupla a propor a criação de um novo modelo socioeconômico capaz de fornecer uma distribuição equitativa de recursos de forma eficiente sem o uso de dinheiro, permuta, crédito ou servidão de qualquer espécie. Em síntese, uma Economia Baseada em Recursos.

venus project 02

Uma visão alternativa de futuro

O que o projeto busca, em síntese, é apresentar uma visão alternativa de futuro baseada no desenvolvimento de cidades sustentáveis, utilização de energia de forma eficiente e distribuição de recursos naturais.

Para alcançar essas metas, a organização pretende substituir os líderes políticos por sistemas de engenharia, acabar com o dinheiro e usar sistemas artificialmente inteligentes para resolver problemas sociais enfrentados pela comunidade. Como afirmou Jacque Fresco, no livro The Best That Money Can’t Buy (2002):

Se realmente queremos pôr fim aos nossos problemas internacionais e sociais em curso, devemos declarar a terra e todos os seus recursos como a herança comum de todos as pessoas do mundo. – Jacque Fresco 

venus project 03

Qualidade de vida acima de tudo

A organização acredita que a ciência e tecnologia devem ser aplicadas para maximizar a qualidade de vida das pessoas e não para gerar lucros. Para o The Venus Project, a busca incessante pelo lucro jamais trouxe benefícios à humanidade, nos impedindo de florescer uma era de paz e sustentabilidade.

venus project 04

Um novo design social

Embora apresente designs futuristas incríveis, The Venus Project é muito mais do que isso: é um novo design social que pretende redesenhar cidades para torná-las mais sustentáveis e menos nocivas ao meio ambiente.

Ao incorporar tecnologias para aprimorar habitação, transporte, produção de alimentos e distribuição de água limpa, a organização seria capaz de elevar o nível de vida da comunidade, reduzindo o crime, a violência e a pobreza.

Imagine uma comunidade que não seja governada por leis ou ditadas por políticos, mas por um computador central que distribuiria recursos conforme necessário. Essa é a essência do The Venus Project.

venus project 05

O futuro do The Venus Project

A primeira fase do projeto foi concluída por meio da construção de um centro de pesquisa de 21 hectares, em Venus, na Flórida. Nosso colunista Bruno Seidel, que teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o complexo em 2014, nos conta um pouco de sua experiência:

Foi muito interessante poder ver de perto as instalações no Venus Valley, principalmente as incontáveis maquetes que foram projetadas e modeladas pelo próprio Jacque Fresco. Fiquei realmente com a sensação de estar tendo uma visão de um futuro de abundância e totalmente orquestrado pelo método científico. Tudo com uma visita guiada pela Roxanne Meadows, que hoje é a principal representante do projeto. – Bruno Seidel

A segunda fase do projeto consistiu em divulgar ideias ao público com documentários. Para conhecer mais detalhes do The Venus Project, vale a pena conferir Paradise or Oblivion (2012) e The Choice is Ours (2016).

A terceira fase envolve a construção de uma cidade de pesquisa experimental. Atualmente, a equipe está angariando fundos para acelerar a conclusão desta etapa.

A quarta e última fase se destina a construir um parque temático contendo casas inteligentes, sistemas de transporte não poluentes, tecnologia computacional avançada e outras inovações.

Lamentavelmente, Jacque Fresco faleceu em 18 de maio de 2017. Contudo, seus sonhos, desejos e planos permanecem vivos em Roxanne Meadows e nos inúmeros entusiastas do projeto, que, como ela, buscam um dia construir um mundo melhor.


Para saber mais sobre o The Venus Project, acesse o site oficial.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook