vento
Virtualidade

Agora você pode sentir o vento e a temperatura enquanto está na realidade virtual

Dispositivos de Realidade Virtual (VR) são capazes de “enganar” nossos olhos e ouvidos. Eles conseguem nos transportar para novos mundos e bloquear todo o resto. Mas você imaginou que um dia seria possível acrescentar vento ou calor às experiências em VR?

Se não imaginou, não se preocupe. O pesquisador Nimesha Ranasinghe, da Universidade Nacional de Cingapura, se antecipou e trouxe essa possibilidade à realidade, incorporando mais sentidos humanos à VR.

Em 2016, Ranasinghe e sua equipe demonstraram como eletrodos podem ser usados para adicionar gostos doces em VR. Agora, seu mais novo acessório – denominado Ambiotherm – acrescenta outro elemento de realismo à experiência: a atmosfera.

Vento e temperatura em VR

O Ambiotherm possui dois componentes que podem ser integrados a qualquer headset de VR.

O primeiro é um módulo de vento que se encaixa perfeitamente na parte inferior do headset. O módulo contém dois ventiladores para simular o vento soprando no rosto do usuário. Já o segundo é um módulo de temperatura, que se prende na parte de trás do pescoço para simular o calor.

A aplicação gradual de cada módulo pode imitar o que o usuário sentiria se, por exemplo, estivesse esquiando em uma montanha gelada ou caminhando no deserto do Saara sob o sol escaldante.

vento ambiotherm

Na parte inferior do headset, o módulo de vento. Na parte de trás do pescoço, o módulo de temperatura

As tentativas anteriores de recriar as condições ambientais nas experiências de VR envolviam salas com ventiladores e lâmpadas de calor espalhadas por toda a parte. Ao simular essas sensações sem necessitar de ambientes especiais, a conquista de Ranasinghe e sua equipe é, sem dúvida, digna de reconhecimento.

Ranasinghe e sua equipe tem agora o objetivo de estudar de que forma a emoção humana pode ser aumentada usando a VR multissensorial. O próximo passo é incluir cheiros e vibrações.

Quanto mais sentidos são incorporados à tecnologia de VR, mais a experiência se torna única para os usuários. Será que a VR e a realidade serão indistinguíveis no futuro?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook