Ciência

Cientistas coletam primeira safra de vegetais cultivados em estufa na Antártida

Cientistas da Estação Neumayer III, na Antártida, acabaram de coletar sua primeira safra de vegetais cultivados sem terra, luz natural ou pesticidas. A iniciativa faz parte do projeto Eden ISS, que se destina a ajudar astronautas a plantar e armazenar alimentos frescos nas condições inóspitas de outros planetas.

Os pesquisadores coletaram 3,6 quilos de salada, 18 pepinos e 70 rabanetes cultivados em uma estufa de alta tecnologia, que chegou à estação em janeiro de 2018. A utilização do equipamento foi fundamental para o sucesso da missão, já que a temperatura exterior é de aproximadamente – 20 ° C.

O projeto Eden ISS tem como um de seus objetivos produzir uma gama de vegetais capazes de ser cultivados na Lua ou até mesmo em Marte. Afinal, para exploradores interplanetários, a capacidade de plantar alimentos em outros planetas pode representar a diferença entre a vida e a morte.

vegetais 01
A Estação Neumayer III, na Antártida (Crédito: Wikipedia)

Alojada em um contêiner sem janelas, a estufa é alimentada por sua própria circulação de ar e preenchida com luz roxa artificial. Em seu interior, as plantas são cultivadas sem solo ou luz natural. A técnica, denominada aeroponia, mantém os vegetais suspensos no ar, apoiados pelo colo das raízes.

vegetais 02
O engenheiro Paul Zabel mostra uma vegetal fresco coletado na estufa (Crédito: Phys)

Com a técnica de aeroponia, os pesquisadores pulverizaram uma solução nutritiva nas raízes das plantas, todas em intervalos regulares, fornecendo assim o crescimento ideal. O método é controlado por um computador, sendo também supervisionado pelas equipe presente no local.

vegetais 03
Os cientistas coletaram 70 rabanetes do interior da estufa (Crédito: Phys)

Mais do que alimentar, os vegetais frescos poderão trazer benefícios à saúde dos astronautas durante as missões espaciais. Estudos apontam que os alimentos frescos contêm antioxidantes capazes de proteger os viajantes contra a radiação de planetas distantes e até contribuir positivamente ao humor:

Há evidências de que alimentos frescos, como tomates, mirtilos e alface vermelha são uma boa fonte de antioxidantes. Ter alimentos frescos como esses disponíveis no espaço pode ter um impacto positivo no humor das pessoas e também fornecer alguma proteção contra a radiação no espaço. – Dr. Ray Wheeler (Pesquisador do Centro Espacial John F. Kennedy, da NASA)

vegetais 04
Cerca de 4,6 quilos de vegetais foram cultivados pelos pesquisadores (Crédito: Phys)

Os cientistas esperam colher de 4 a 5 quilos de frutas e vegetais por semana até maio. Se tudo correr bem, a experiência indicará que os astronautas estarão mais aptos a cultivar uma variedade maior de vegetais em condições difíceis, como a Antártida, do que a bordo da Estação Espacial Internacional.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook