carros voadores
Transportes

Uber quer lançar carros voadores até 2020

A empresa pretende solucionar o problema dos engarrafamentos urbanos

O fascínio do ser humano por construir carros voadores é impulsionado não apenas pelo desejo de trazer a ficção científica à realidade. Sim, esse é definitivamente um motivador importante. Mas é o tráfego sobrecarregado nas grandes cidades que tem conduzido pessoas e empresas a buscar alternativas de transporte nos céus.

Dentre os principais players que buscam espaço na nova indústria do transporte aéreo está a E-volo. A startup alemã está desenvolvendo o Volocopter 2X, um multicóptero elétrico que almeja se tornar o novo serviço de táxi voador. Mas não é apenas a E-volo que pretende revolucionar o transporte aéreo.

A Uber, após ter dominado os serviços de transporte privado no Brasil e no mundo, surge agora como nova concorrente. E está prestes a ir muito longe.

Carros voadores, o novo projeto da Uber

A empresa de transporte privado está pronta para lançar seu mais novo projeto, que envolve aeronaves de decolagem e aterragem vertical (vertical take-off and landing – VTOL). Isso mesmo: carros voadores (ou seriam táxis voadores?) projetados para transportar passageiros.

O conceito é simples: os passageiros poderão utilizar uma rede de pequenas aeronaves elétricas que permitirá um transporte rápido e confiável entre subúrbios e cidades, e dentro das cidades. Uma viagem de São Paulo (SP) a Campinas (SP), que leva em torno de 2h10min de carro, levaria apenas 18 minutos com as aeronaves.

carros voadores uber

Os VTOLs economizariam tempo aos passageiros

As novas opções de transporte não apenas forneceriam uma solução para o congestionamento de tráfego, mas também ajudariam a garantir que as opções de transporte sejam mais sustentáveis, já que os VTOLs são projetados para funcionar em sistemas de propulsão elétrica (zero emissão de poluentes).

O futuro do transporte?

A Uber está preparada para implantar seus táxis voadores em duas cidades norte-americanas (Dallas e Fort Worth, ambas no Texas) e também em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. E está convicta de que fará isso até 2020.

A frota de aeronaves (VTOLs) foi chamada de Uber Elevate e será fabricada em parceria com cinco empresas: Aurora Flight Sciences, Pipistrel Aircraft, Embraer, Mooney e Bell Helicopter. Além disso, dentro do aplicativo da Uber, haverá uma opção específica (UberAir) para reservar as viagens.

carros voadores aurora flight

Modelo de VTOL desenvolvido pela Aurora Flight Sciences

Especialistas em transporte acreditam que estamos próximos (entre 10 e 15 anos) de visualizarmos táxis aéreos totalmente operacionais. Da forma como o quadro está sendo emoldurado, com esforços de empresas como E-volo, Airbus e agora a Uber, tudo indica que os carros voadores serão uma realidade nos próximos anos.

E, o melhor de tudo, uma realidade para todos.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook