Transportes

Uber quer lançar carros voadores até 2020

O fascínio do ser humano por construir carros voadores é inegável. O desejo de trazer a ficção científica à realidade é inconteste. Mas o tráfego sobrecarregado nas grandes cidades tem conduzido pessoas e empresas a buscar alternativas. Sim, alternativas de transporte nos céus.

Dentre os principais players que buscam espaço na nova indústria do transporte aéreo está a E-volo. A startup alemã está desenvolvendo o Volocopter 2X, um multicóptero elétrico que almeja se tornar o novo serviço de táxi voador. Mas não é apenas a E-volo que pretende revolucionar o transporte aéreo.

A Uber, após ter dominado os serviços de transporte privado no Brasil e no mundo, surge agora como nova concorrente. Em síntese, a empresa está prestes a ir muito longe.

Carros voadores, o novo projeto da Uber

A empresa de transporte privado está pronta para lançar seu mais novo projeto, que envolve aeronaves de decolagem e aterragem vertical (vertical take-off and landing – VTOL). Isso mesmo: carros voadores (ou seriam táxis voadores?) projetados para transportar passageiros.

O conceito é simples: os passageiros poderão utilizar uma rede de pequenas aeronaves elétricas que permitirá um transporte rápido e confiável entre subúrbios e cidades, e dentro das cidades. Pense uma viagem de São Paulo (SP) a Campinas (SP). O trajeto leva em torno de 2h10min de carro, não é mesmo?

Em síntese, levaria apenas 18 minutos com as aeronaves.

carros voadores uber
Os VTOLs economizariam tempo aos passageiros

As novas opções de transporte forneceriam uma solução para o congestionamento de tráfego. Além disso, ajudariam a garantir que as opções de transporte sejam mais sustentáveis, já que os VTOLs são projetados para funcionar em sistemas de propulsão elétrica (zero emissão de poluentes).

O futuro do transporte?

A Uber está preparada para implantar seus táxis voadores em duas cidades norte-americanas. São elas Dallas e Fort Worth, ambas no Texas. Além disso, a empresa pensa em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Em resumo, a Uber está convicta de que fará isso até 2020.

A frota de aeronaves (VTOLs) foi chamada de Uber Elevate e será fabricada em parceria com cinco empresas: Aurora Flight Sciences, Pipistrel Aircraft, Embraer, Mooney e Bell Helicopter. Além disso, dentro do aplicativo da Uber, haverá uma opção específica (UberAir) para reservar as viagens.

carros voadores aurora flight
Só para ilustrar: modelo de VTOL desenvolvido pela Aurora Flight Sciences

Especialistas em transporte acreditam que estamos próximos (entre 10 e 15 anos) de visualizarmos táxis aéreos totalmente operacionais. Da forma como o quadro está sendo emoldurado, com esforços de empresas como E-volo, Airbus e agora a Uber, tudo indica que os carros voadores serão uma realidade nos próximos anos.

Enfim, e o melhor de tudo, uma realidade para todos.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook