Transportes

Uber planeja construir um centro de pesquisa para carros voadores

A Uber anunciou planos para construir, em Paris, um centro de pesquisa focado em carros voadores. Com um investimento estimado em € 20 milhões (US$ 23,4 milhões), a nova estação ficará encarregada de desenvolver as tecnologias necessárias para viabilizar um serviço de táxi aéreo em larga escala.

Segundo a Uber, o centro de pesquisa pretende aglomerar especialistas em engenharia, machine learning e visão computacional. A pesquisa se concentrará no gerenciamento do espaço aéreo, redes de comunicação em tempo real, autonomia das aeronaves, sistemas de cobranças e armazenamento de energia.

O novo centro de pesquisa da Uber

Advanced Technologies Center Paris será o primeiro centro de pesquisa da Uber fora da América do Norte. A estação reunirá especialistas com a finalidade de entender como navegar no tráfego aéreo e cumprir as regulamentações europeias. Tudo isso, é claro, para impulsionar o futuro serviço de táxis voadores.

Com engenheiros de nível internacional e um papel de liderança na aviação global, a França é o lugar perfeito para avançar nosso programa Uber Elevate e novas iniciativas tecnológicas. – Dara Khosrowshahi (CEO da Uber)

centro de pesquisa 01
A Uber pretende lançar o serviço de táxis voadores em 2020 (Crédito: Uber Elevate)

A estação de pesquisa e desenvolvimento parisiense ficará encarregada de projetar toda a tecnologia back-end, incluindo algoritmos de inteligência artificial e sistemas de controle de tráfego aéreo – sistemas considerados necessários para suportar um serviço de táxi aéreo em grande escala.

O novo centro contatará também com apoio da École polytechnique, uma das mais antigas e prestigiosas escolas de engenharia de Paris. De acordo com o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, a parceria de pesquisa terá duração de cinco anos e almeja “moldar o futuro da mobilidade urbana, no solo e no ar”.

Estamos entusiasmados por fazer parceria com a École polytechnique para moldar o futuro da mobilidade urbana, no solo e no ar. Construir o futuro de nossas cidades exigirá as melhores e mais brilhantes mentes trabalhando juntas. – Dara Khosrowshahi (CEO da Uber)

O serviço de táxis voadores

A Uber pretende implantar seus táxis voadores inicialmente nas cidades de Dallas e Fort Worth, ambas no Texas (Estados Unidos) e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A empresa também revelou recentemente seis conceitos de ‘aeroportos’ (chamados skyports) para seus futuros carros voadores.

Com a inauguração da estrutura, prevista para o segundo semestre de 2018, a Uber espera reunir as mentes mais brilhantes do mundo para concretizar sua ambiciosa visão, e desenvolver a infraestrutura necessária para o tão aguardado lançamento do serviço de táxis voadores – o que deverá ocorrer em 2020.

Trabalharemos em prol de um futuro no qual qualquer um pode conseguir um voo com o apertar de um botão. – Dara Khosrowshahi (CEO da Uber)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook