Transportes

Uber revela 6 conceitos de ‘aeroportos’ para carros voadores

Com planos de lançar um serviço de táxis voadores até 2023, a Uber revelou como poderão ser seus futuros ‘aeroportos’ – os chamados Skyports. A empresa contou com a participação de seis escritórios de arquitetura, que apresentaram os conceitos futurísticos durante o Uber Elevate Summit 2018.

‘Aeroportos’ para carros voadores

Após ter dominado os serviços de transporte privado em todo o mundo, a Uber está decidida a assumir a liderança no desenvolvimento de carros voadores. A empresa lançou recentemente o projeto Elevate, que envolve utilizar aeronaves de decolagem e aterragem vertical (VTOLs) para transportar passageiros.

Durante a Uber Elevate Summit deste ano – a segunda conferência anual do projeto –, em Los Angeles, Califórnia (Estados Unidos), seis empresas de arquitetura apresentaram suas visões para os futuros ‘aeroportos’ ou centros de transporte de passageiros da Uber, batizadoas pela empresa como Skyports.

Enquanto algumas empresas propõem modernizar os edifícios existentes com plataformas de aterrissagem, de modo a reduzir os custos envolvidos e melhorar as chances de dimensionar o projeto nas cidades, outras deixaram a imaginação correr solta, apresentando renderizações deslumbrantes.

Confira a seguir os seis projetos apresentados durante o Uber Elevate Summit 2018.

1. HIVE (POR HUMPHREYS & PARTNERS)

O grupo especializado em design Humphreys & Partners projetou um centro de transporte de passageiros em forma de colmeia. Intitulada HIVE, a infraestrutura acomodaria 900 passageiros por hora e seria construída a partir de materiais sustentáveis, com o objetivo de criar um ecossistema auto-energizante.

aeroportos 01
HIVE acomodaria 900 passageiros por hora (Crédito: Humphreys & Partners)

2. THE HIVE (BECK GROUP)

Por sua vez, o Beck Group, especializado em arquitetura comercial, adotou uma abordagem semelhante ao conceito anterior, em forma de colmeia. Chamada The Hive, a infraestrutura suportaria 150 decolagens e aterrissagens por hora, e poderia ser dimensionado para lidar com até 1.000 viagens por hora.

aeroportos 02
The Hive suportaria 150 decolagens e aterrissagens por hora (Crédito: Beck Group)

3. CONNECT (POR CORGAN)

Já a empresa de arquitetura Corgan esboçou Connect, uma infraestrutura composta de módulos que poderiam ser adaptados em locais abertos, terraços de edifícios ou coberturas de arranha-céus. O sistema seria capaz de dar suporte à decolagem e aterrissagem vertical de até 1.000 carros voadores por hora.

aeroportos 03
Connect daria suporte à decolagem e aterrissagem de até 1.000 carros voadores por hora (Crédito: Corgan)

4. SKY TOWER (POR PICKARD CHILTON)

A empresa Pickard Chilton apresentou a Sky Tower, que compreende uma série de módulos que se elevam aos céus. Com um design elegante mas altamente sofisticado, a torre facilitaria 1.000 chegadas e 1.000 partidas de carros voadores por hora, com cada veículo acomodando até cinco passageiros.

aeroportos 04
Sky Tower facilitaria 1.000 chegadas e 1.000 partidas por hora (Crédito: Pickard Chilton)

5. THE PAW (POR GANNETT FLEMING)

Projetado pela Gannett Fleming, The Paw incluiria múltiplas plataformas de aterrissagem, que poderiam suportar até 52 aeronaves por hora, em cada plataforma. O sistema seria equipado com robôs capazes de girar os carros voadores enquanto estacionados, posicionando-as adequadamente para a decolagem.

aeroportos 05
The Paw poderia suportar até 52 táxis voadores por hora, em cada plataforma (Crédito: Gannett Fleming)

6. SKYPORT (POR BOKA POWELL)

O último projeto é Skyport. Projetada pela BOKA Powell, a infraestrutura acomodaria 1.000 decolagens e 1.000 pousos de veículos por hora. O modelo propõe conectar passageiros com aeronaves através de uma estrutura móvel – os passageiros seriam levados do meio-fio ao cockpit em menos de 3 minutos.

aeroportos 06
Skyport acomodaria 1.000 decolagens e 1.000 pousos de veículos por hora (Crédito: BOKA Powell)

E, então, qual dos conceitos você mais gostou? E qual dos ‘aeroportos’ você acredita ter mais potencial de ser adotado pela Uber? Deixe seus comentários abaixo!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook