Transportes

Estúdio de arquitetura revela sistema de transporte de carga de alta velocidade

O estúdio de arquitetura Foster + Partners projetou um novo sistema de transporte de carga de alta velocidade. Baseada no conceito do Hyperloop, a infraestrutura será capaz de transportar mercadorias com segurança a velocidades de até 1.130 km/h, por meio de tubos de baixa pressão.

DP World Cargospeed foi projetado em colaboração com a empresa Virgin Hyperloop One, que teve recentemente seu nome modificado a partir de um investimento milionário de Richard Branson, e o grupo portuário DP World, que opera 77 terminais marítimos em mais de 40 países do mundo.

Embora o Hyperloop tenha sido inicialmente pensado para transportar pessoas, o DP World está convencido de que será o transporte de cargas o verdadeiro impulsionar dessa tecnologia. Segundo a visão do grupo portuário, a carga sempre foi o catalisador das revoluções na indústria do transporte:

Ao longo da história, a carga sempre foi o catalisador das revoluções de transporte. (…) A DP World fez uma parceria com a Virgin Hyperloop One para realizar o próximo salto nos transportes e tornar o hyperloop uma realidade. – DP World 

velocidade 01
O conceito foi projetado em colaboração com a Virgin Hyperloop One e o DP World (Crédito: Foster + Partners)

Para desenvolver a infraestrutura, os engenheiros da Virgin Hyperloop One deverão construir redes de tubos e estações em diversas cidades, para, então, incorporá-las aos terminais marítimos do grupo DP World. Da forma como está sendo descrita, a iniciativa envolverá reinventar o transporte urbano.

velocidade 02
A iniciativa envolverá reinventar o transporte urbano (Crédito: Foster + Partners)

O movimento de pessoas e bens faz parte da infraestrutura vital que une todas as nossas cidades – e as cidades são o futuro da nossa sociedade. Como o hyperloop procura reinventar o transporte urbano e a logística, a cidade do futuro está mais próxima do que imaginamos. – Norman Foster (Fundador da Foster + Partners)

velocidade 03
A infraestrutura seria capaz de transportar cargas a velocidades de até 1.130 km/h (Crédito: Foster + Partners)

No ritmo acelerado em que a vida passa, as organizações estão convencidas de que haverá uma crescente demanda por transporte de cargas em alta velocidade, impulsionando infraestruturas como DP World Cargospeed. Para saber mais sobre o conceito, confira a seguir o vídeo promocional da Foster + Partners:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook