O estúdio de arquitetura Foster + Partners projetou um novo sistema de transporte de carga de alta velocidade. Baseada no conceito do Hyperloop, a infraestrutura será capaz de transportar mercadorias com segurança a velocidades de até 1.130 km/h. E tudo por meio de tubos de baixa pressão.
DP World Cargospeed foi projetado em colaboração com a empresa Virgin Hyperloop One, que teve recentemente seu nome modificado a partir de um investimento milionário de Richard Branson, e o grupo portuário DP World, que opera 77 terminais marítimos em mais de 40 países do mundo.
Transporte de carga de alta velocidade
Embora o Hyperloop tenha sido inicialmente pensado para transportar pessoas, o DP World está convencido de que será o transporte de cargas o verdadeiro impulsionar dessa tecnologia. Segundo a visão do grupo portuário, a carga sempre foi o catalisador das revoluções na indústria do transporte:
Ao longo da história, a carga sempre foi o catalisador das revoluções de transporte. (…) A DP World fez uma parceria com a Virgin Hyperloop One para realizar o próximo salto nos transportes e tornar o hyperloop uma realidade. – DP World

Para desenvolver a infraestrutura, os engenheiros da Virgin Hyperloop One deverão construir redes de tubos. Além disso, haverá estações em diversas cidades. Aliás, o objetivo é incorporá-las aos terminais marítimos do grupo DP World. Da forma como está sendo descrita, a iniciativa envolverá reinventar o transporte urbano.

O movimento de pessoas e bens faz parte da infraestrutura vital que une todas as nossas cidades. E as cidades são o futuro da nossa sociedade. Como o hyperloop procura reinventar o transporte urbano e a logística, a cidade do futuro está mais próxima do que imaginamos. – Norman Foster (Fundador da Foster + Partners)

Em resumo, no ritmo acelerado em que a vida passa, as organizações estão convencidas de que haverá uma crescente demanda por transporte de cargas em alta velocidade, impulsionando infraestruturas como DP World Cargospeed. Enfim, confira a seguir o vídeo promocional da Foster + Partners: