Negócios

Transformação Digital

No final do século 17 foi a máquina a vapor; desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma Transformação Digital. Os economistas têm um nome para isso: a Quarta Revolução Industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitas, físicas e biológicas.

Eles antecipam que a revolução mudará o mundo como o conhecemos.

Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes. – Klaus Schwab (autor do livro A Quarta Revolução Industrial)

O que vem por aí, dizem os teóricos, é uma “empresa inteligente”.

A quarta revolução tem o potencial de elevar os níveis globais de rendimento e melhorar a qualidade de vida de populações inteiras. – Klaus Schwab

Obviamente, o processo de transformação só beneficiará quem for capaz de inovar e se adaptar.

Entendendo a Transformação Digital

O tema da Transformação Digital tem assumido relevância crescente nos negócios e, no mundo da conexão e das máquinas inteligentes, não basta estar conectado e online.

Precisamos em primeiro lugar ganhar consciência sobre o tema, conhecer os passos necessários para o sucesso da Transformação Digital e, posteriormente, desenhar a metodologia correta para a sua implementação, considerando as melhores soluções tecnológicas disponíveis e em linha com a estratégia da empresa.

transformação digital 01
A Quarta Revolução Industrial mudará o mundo como o conhecemos (Crédito: Shutterstock)

Transformação Digital significa incorporar tecnologias digitais para mudar radicalmente a maneira como a empresa opera, compreendendo, muitas vezes, mudanças em seus modelos de negócios. E, para tal, precisamos nos posicionar sobre 4 pilares:

1. Pessoas (clientes e colaboradores) – conhecer a jornada do cliente e redefinir as funções e competências dos colaboradores é o primeiro passo para uma verdadeira transformação digital;

2. Processos – mapear os processos pelos quais os negócios se regem e operam permite ter a noção da realidade atual e onde estão os gargalos;

3. Tecnologias – adotar tecnologias só quando se conhecem os clientes e se preparou a empresa para uma nova abordagem ao negócio;

4. Estratégia e ideias de negócio – a criação de novas ideias que respondam à demanda dos clientes e estejam alinhadas com este mundo digital.

As tecnologias são um meio de se chegar a uma nova forma de atuação, mas o mais importante é que cada um queira fazer essa transformação, antes mesmo de definir qual ou quais tecnologias devem ser implementadas na empresa.

Por isso se fala mais em Transformação do que Digital.


Assina esse texto: Luis Rasquilha (CEO da Inova Consulting e Inova Business School)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Inova Consulting

A Inova Consulting é uma empresa global, com matriz no Brasil e presença na Europa e Estados Unidos, que atua na consultoria e treinamento de futuro, tendências e inovação estratégica para a gestão. Através do conhecimento dos cenários, das megatendências, das tendências comportamentais e das tendências de negócio, produz insights aplicáveis aos negócios, com DNA inovador e forte orientação ao futuro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar