Tecnologia

Esse traje fornece as medidas exatas do corpo para você comprar suas roupas online

ZozoSuit poderá revolucionar o comércio de vestuário no futuro

A Internet revolucionou o comércio em diversas áreas, contribuindo para facilitar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Hoje, as pessoas estão habituadas a comprar online e, com raras exceções como os supermercados, não mais pensam em realizar estas atividades presencialmente.

Mas, mesmo com todos os avanços, o comércio online ainda é atrasado na área de vestuário. As roupas são itens muito pessoais, e o tamanho pode variar conforme a marca, o modelo e a edição. Uma camiseta pode parecer perfeita na tela do computador e ficar depois desajustada no corpo do usuário.

Quem não passou por uma experiência semelhante? O problema, aliás, é bastante comum. Esta impossibilidade de provar roupas no momento da compra virtual vêm conduzindo varejistas globais a projetar sistemas que ofereçam um melhor feedback ao consumidor, evitando as roupas desajustadas.

Uma nova maneira de comprar roupas online

A japonesa Start Today é, talvez, uma das maiores inovadoras no segmento. A empresa lançou um traje inteligente equipado com sensores que podem capturar 15.000 medidas precisas do corpo do consumidor e garantir que as roupas compradas na Internet fiquem perfeitas para uso.

online 01

ZozoSuit é equipado com mais de 150 sensores eletrônicos (Crédito: ZozoSuit)

Chamado ZozoSuit, o traje é composto por mais de 150 sensores eletrônicos, que fornecem as dimensões exatas do corpo do usuário. Projetado em parceria com a StretchSense, fabricante de sistemas de detecção portáteis na Nova Zelândia, a vestimenta promete acabar de vez com o problema das roupas desajustadas.

online 02

Os sensores do traje capturam 15.000 medidas precisas do corpo do consumidor (Crédito: ZozoSuit)

O funcionamento do ZozoSuit é bem simples: o usuário veste o traje e, em poucos instantes, suas medidas corporais são sincronizadas com o smartphone, através do bluetooth. A vestimenta é naturalmente apertada para que os sensores de estiramento possam capturar todas as dimensões do corpo do usuário.

online 03

As informações corporais são sincronizadas com o smartphone, através do bluetooth (Crédito: ZozoSuit)

Os sensores de estiramento são uma ótima ferramenta para capturar informações sobre como as pessoas se movem no mundo. A partir dessa informação, você pode tirar conclusões sobre movimento, pose e saúde. – Shin Jeong Park (Diretor de Marketing da StretchSense)

Uma vez encomendado o pedido no site da loja ZozoTown, de propriedade da Start Today, a roupa será cortada para se adequar à forma e tamanho do corpo. O sistema é equipado com algoritmos de Machine Learning para criar um banco de dados crescente dos dados corporais de cada consumidor.

online 04

A roupa encomendada será cortada para se adequar à forma e ao tamanho do corpo (Crédito: ZozoSuit)

A esta altura, você provavelmente pode estar se perguntando: mas o consumidor deve comprar o ZozoSuit para depois ainda gastar mais com as roupas? A resposta é negativa: o traje pode ser encomendado gratuitamente nos Estados Unidos, não incluindo apenas os valores do frete.

Por todos estes motivos, o ZozoSuit tem potencial para revolucionar o comércio online de vestuário, melhorando a experiência de compra, evitando que consumidores sofram experiências negativas com roupas desconfortáveis ou desajustadas e, ainda, reduzindo o número de devoluções e estornos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook