Negócios

6 trabalhos surpreendentes que os robôs já estão fazendo

Ao longo das últimas décadas, assistimos robôs na indústria cinematográfica sob os mais diversos formatos e modelos. Alguns deles eram prestativos e cativaram o público, como a dupla C-3PO e R2-D2, de Star Wars. Já outros eram perigosos e destinados a destruir a humanidade, como o assustador Gort, de The Day the Earth Stood Still.

Bem ou mal-intencionados, os robôs que antes se restringiam às telas dos cinemas e da televisão estão imergindo aos poucos em nossa realidade. E o progresso exponencial da tecnologia nos leva à conclusão inevitável de que as máquinas, assim como os computadores e smartphones, em breve serão onipresentes no cotidiano.

A ascensão dos robôs

Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee acreditam que estamos vivendo a Segunda Era das Máquinas. Profissões de todos os tipos serão transformadas para sempre. Se, por um lado, muitos empregos serão criados, por outro é mera questão de tempo até que milhares de profissionais sejam empurrados para fora do mercado de trabalho.

Por isso, o Futuro Exponencial lista hoje alguns trabalhos surpreendentes que os robôs já estão fazendo, e que poderão substituir humanos num futuro não tão distante.

1. Anestesiologistas

Nos Estados Unidos, o envolvimento de um anestesiologista em operações cirúrgicas pode acrescer o valor do procedimento de US$ 600,00 a US$ 2.000,00. Pensando nisso, a empresa Johnson & Johnson desenvolveu a máquina Sedasys, que oferece anestesia a um preço mais barato.

A inovação incomodou os anestesiologistas, que se criticaram o dispositivo afirmando que poderia pôr em perigo a segurança do paciente, além de eliminar a fonte de renda dos profissionais:

2. Cirurgiões

Os cirurgiões já usam sistemas automatizados que os auxiliam com determinados procedimentos de baixa invasão. O Da Vinci Surgical System, desenvolvido pela empresa norte-americana Intuitive Surgical, é um robô-cirurgião que opera com uma abordagem minimamente invasiva. Veja o sistema fazendo uma sutura em uma uva:

Embora o sistema ainda dependa de controle humano, o avanço da tecnologia aponta que os robôs poderão ser equipados para completar cirurgias por conta própria.

3. Cozinheiros

O robô Foxbot, da cadeia de restaurantes Dazzling Noodles, no norte da China, é um especialista em cortar macarrão. A máquina faz o “corte perfeito” (especialidade da casa) mais rápido do que qualquer mão humana. E, ainda por cima, consegue se limpar depois! A inovação foi desenvolvida por engenheiros da Foxconn Technology Group, a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo.

A empresa Moley Robotics, de Londres, criou um robô chef capaz de preparar creme de caranguejo a partir do zero. Com 20 motores, 24 articulações e 129 sensores, a máquina pode completar o prato complicado em 30 minutos. Assista ao vídeo abaixo:

4Garçons 

Robôs garçons estão começando a surgir em vários restaurantes chineses. Um restaurante em Chunxi Road, em Chengdu (China) recentemente “contratou” 10 robôs garçons. As máquinas recebem ordens, levam os pratos até a mesa e ainda cumprimentam os clientes. Para os proprietários de restaurantes, os robôs economizarão dinheiro a longo prazo, evitarão o pagamento de verbas trabalhistas e reduzirão o número de funcionários:

5. Músicos

A empresa japonesa Toyota, conhecida internacionalmente por seus automóveis, desenvolveu recentemente uma avançada linha de robôs capazes de alcançar a destreza humana. Com 17 articulações em sua mãos e braços, os Partner Robots conseguem tocar instrumentos musicais. Confira um dos robôs tocando violino:

6. Recepcionistas

Preocupada em reduzir custos na contratação de recepcionistas, a fabricante de robôs Kokoro, do Japão, criou avançado andróide que imita o comportamento humano. A recepcionista Saya é capaz de responder a perguntas e até mesmo manter uma conversa básica com seu vocabulário de 300 palavras e 700 frases.

Na Bélgica, centros hospitalares usam robôs para recepcionar pacientes e conduzi-los até o setor pretendido. O robô Pepper, do hospital AZ Damiaan, é capaz de reconhecer mais de 20 línguas e determinar se o interlocutor é homem, mulher ou criança:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook