tour
Virtualidade

Emirados Árabes Unidos lançam tour em realidade virtual sobre a vida em Marte

A iniciativa faz parte do projeto Mars 2117

Em fevereiro de 2017, os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram planos para construir a primeira cidade em Marte. Nesta semana, o país lançou um incrível tour em realidade virtual apresentando a City of Wisdom, sua visão ambiciosa para o primeiro assentamento humano no planeta vermelho.

O vídeo oferece uma rica experiência simulada da vida em Marte, com base nos dados científicos e geográficos coletados até então. Após ser recebido por um mensageiro holográfico, desejando boas vindas em nome do “Governo Unido de Marte”, o telespectador inicia uma incrível jornada sobre a superfície marciana.

O tour dura em torno de 6 minutos e conta com a narrativa constante do emissário holográfico, que sintetiza a visão dos EAU para habitar o planeta vermelho. Durante o trajeto, é possível observar máquinas escavadeiras gigantescas, naves de mapeamento e até “hyperloops” marcianos.

Tour em Marte

A partir dos 2m20s de vídeo, o telespectador já consegue vislumbrar a cúpula da City of Wisdom. Formada por laboratórios, espaços verdes e até uma universidade, a cidade é a primeira iniciativa do projeto Mars 2117, cujo objetivo é colonizar o planeta vermelho nos próximos 100 anos:

O vídeo se soma a um conjunto de iniciativas dos EAU para ganhar seu espaço entre os gigantes da corrida espacial do século XXI. O país já anunciou planos de construir uma colônia simulada no Deserto da Arábia (a Mars Science City) para reproduzir as condições que os humanos enfrentarão em Marte.

O governo dos EAU também revelou que pretende lançar uma sonda espacial a Marte em 2020. Chamada Al Amal (que significa esperança, em árabe), a missão está prevista para entrar na órbita marciana em 2021, coincidindo com o 50º aniversário da independência do país.

tour 1

Os EAU almejam construir a primeira cidade humana em Marte (Crédito: Dubai Media Office)

Os EAU estão determinados a trabalhar com cientistas de todo o mundo para construir a primeira cidade em Marte. Se tudo correr de acordo com os planos, o país entrará na acirrada disputa com as empresas aeroespaciais privadas SpaceX, BlueOriginVirgin Galactic, que também almejam o planeta vermelho.

Mas a dúvida persiste: quem realmente chegará lá primeiro?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook