Cultura

Estudantes turcos propõem nova “Torre de Babel” para revitalizar a cidade de Mossul

A cidade iraquiana de Mossul permaneceu sob o domínio do Estado Islâmico por três longos anos. Durante o período de ocupação, hospitais, mesquitas, casas e complexos esportivos foram simplesmente apagados do mapa, deixando toneladas de escombros. A maior parte da cidade foi reduzida a ruínas.

Após meses de combates intensos, Mossul foi finalmente reconquistada pelas forças iraquianas em julho de 2017. Agora, a vida está começando a brotar novamente em suas ruas e bairros. Milhares de ex-habitantes, que estavam refugiados, estão retornando à cidade para restaurar seus lares.

Mossul 01
A maior parte de Mossul foi reduzida a ruínas (Crédito: Archstorming)

A nova Torre de Babel

Como forma de incentivar a reconstrução da cidade, o estúdio de arquitetura Archstorming lançou recentemente o projeto Mosul Postwar Camp. A iniciativa busca criar uma infraestrutura para abrigar provisoriamente os refugiados que desejam retornar a Mossul enquanto suas casas são reconstruídas.

Dentre finalistas da competição, The New Babel Tower é, sem dúvida, um dos conceitos que mais se destacam. Idealizado pelos estudantes turcos Kurtuluş Göktaş, Mohamed Abdellatif e Demet Karabacak, o projeto foi inspirado no quarto versículo do primeiro livro bíblico (Gênesis):

E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. – Gênesis 11:4

Mossul 02
The New Babel Tower foi idealizada por três estudantes turcos (Crédito: Designboom)

Babel e Mossul

Segundo os autores do projeto, tanto a história de Babel quanto de Mossul apresentam dois pontos em comum. O primeiro deles é que ambas têm como cenário o Iraque. As ruínas da extinta Babel hoje se encontram em Al-Hillah, cidade situada na região central do país, às margens do rio Eufrates.

O segundo ponto em comum é a desunião entre as pessoas. Em ambas as histórias, as cidades estavam espalhadas. Em seu apogeu, Babel ocupava em torno de 975 hectares, compondo o maior conjunto de ruínas da Antiga Mesopotâmica. Mossul, embora com dimensões menores, era também dispersa.

Mossul 03
O projeto foi inspirado no quarto versículo do livro bíblico de Gênesis (Crédito: Designboom)

Para encontrar uma solução viável, os estudantes turcos propõem um terreno mútuo capaz de estabelecer pontes de comunicação entre diferentes pessoas. O conceito é baseado no design das antigas casas iraquianas (qantaras), que conectavam duas ou mais habitações entre si no andar superior.

Mossul 04
O conceito é baseado no design das antigas casas iraquianas (Crédito: Designboom)

Já a torre de Babel ficaria no centro, como um monumento de guerra. O objetivo seria lembrar os refugiados dos erros do passado (e, consequentemente, dos conflitos contra o Estado Islâmico), mas, ao mesmo tempo, do potencial de construir um novo futuro à cidade que um dia chamaram de lar.

Embora não tenha vencido a competição Mosul Postwar Camp, o projeto The New Babel Tower poderá servir de influência a futuras gerações de designers e arquitetos com o objetivo de unir moradores e reconectar cidades então separadas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook