Sustentabilidade

Estes tijolos ecológicos são feitos de urina humana

Estudantes da Universidade da Cidade do Cabo (UCT), na África do Sul, desenvolveram tijolos ecológicos feitos a partir de urina humana. Os bio-tijolos, revelados por uma aluna de mestrado em engenharia civil, sinalizam uma mudança de paradigma na recuperação de resíduos.

Tijolos ecológicos

Em síntese, os tijolos ecológicos foram criados através de um processo chamado precipitação microbiana de carbonato. De acordo com o Dr. Dyllon Randall, professor do curso de engenharia da UCT, o procedimento é semelhante à maneira com que as conchas do mar se formam.

Os estudantes descreveram todo o processo em um artigo publicado no Journal of Environmental Chemical Engineering. Só para ilustrar: os pesquisadores primeiro coletam urina humana em “mictórios especiais”. Esses dispositivos, então, convertem grande parte do líquido em um fertilizante sólido.

tijolos ecológicos 01
Os estudantes primeiro coletam urina humana em “mictórios especiais” (Crédito: UCT)

Bio-tijolos com urina humana

Feito isso, os estudantes combinam a urina com urease, enzima produzida por uma bactéria, que converte ureia em amônia, ácido carbônico e, então, bicarbonato. Em resumo, a urease reage com a urina ao longo de um período de quatro a seis dias, cimentando a areia em forma de tijolo.

tijolos ecológicos 02
Os bio-tijolos sinalizam uma mudança de paradigma na recuperação de resíduos (Crédito: UCT)

De acordo com os estudantes, os bio-tijolos poderão ser usados futuramente na construção civil. Aliás, é possível “manejar” as bactérias para que tornem os materiais ainda mais fortes. Em suma, a resistência dos tijolos ecológicos dependeria exclusivamente das necessidades do cliente.

Quanto mais tempo você permitir que as pequenas bactérias produzam o cimento, mais forte será o produto. – Dyllon Randall 

tijolos ecológicos 03
Os materiais poderão ser usados futuramente na construção civil (Crédito: UCT)

O conceito de usar ureia para cultivar tijolos foi testado nos Estados Unidos há alguns anos. Contudo, o bio-tijolo desenvolvido pelos estudantes sul-africanos usa urina humana de verdade pela primeira vez, trazendo expectativas tanto para construção civil quanto para a indústria de reciclagem.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook