Ciência

Este telescópio poderá revolucionar nossa compreensão do Universo

Um gigantesco telescópio está sendo construído no Deserto do Atacama, no Chile. Previsto para ser concluído em 2024, Giant Magellan Telescope nos permitirá determinar a distância e composição de objetos distantes da Terra. A estrutura de US$ 1 bilhão promete revolucionar nossa compreensão do Universo.

As construções do telescópio estão sendo conduzidas pela GMTO Corporation. Em suma, a estrutura será instalada próximo ao Observatório Las Campanas. Com uma altitude de 2.550 metros, a região é privilegiada em termos de visualização através da atmosfera. As noites costumam ser claras, límpidas e sem chuvas.

Em síntese, Giant Magellan Telescope será composto de sete espelhos redondos. Juntos, somarão um total de 24 metros de diâmetro. A princípio, essas estruturas serão capazes de coletar mais luz do que qualquer outro telescópio já projetado, incluindo a luz desde os primeiros dias do Universo.

universo 01
Em síntese, Giant Magellan Telescope será composto de sete espelhos redondos (Crédito: GMTO Corporation)

Mais preciso que o telescópio Hubble

Com uma combinação de hardware e software sofisticados, Giant Magellan Telescope poderá corrigir a distorção causada pela atmosfera da Terra. Em resumo, a estrutura foi projetada para ser até 10 vezes mais preciso que o telescópio Hubble. E só para ilustrar: o telescópio Hubble tem vista privilegiada… do espaço!

universo 02
O telescópio está sendo construído no Deserto do Atacama, no Chile (Crédito: GMTO Corporation)

A essência de nossa espécie é explorar, encontrar novas respostas e novos significados para quem somos. — Pat McCarthy (Vice-Presidente da GMTO)

Leia também:

  • Esse novo telescópio poderá revolucionar a busca por vida no Universo (aqui)
  • Maior telescópio do mundo começa a ser construído (aqui)
universo 03
A estrutura poderá nos ajudar a responder alguns dos mistérios da ciência (Crédito: GMTO Corporation)

Uma nova compreensão do Universo

Afinal, como as galáxias se formaram? Qual a natureza da matéria escura? De que são feitos os buracos negros? Como as estrelas se formaram após o Big Bang? Estamos, em suma, sozinhos no Universo? Enfim, se tudo correr bem, o novo telescópio poderá nos ajudar a responder esses e muitos outros mistérios da ciência.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook