Transportes

Táxi voador autônomo da Airbus levanta voo pela primeira vez

A empresa aeroespacial Airbus concluiu com sucesso o primeiro voo teste de seu táxi voador autônomo. A aeronave elétrica Vahana subiu aos céus de maneira completamente autônoma, atingindo cinco metros de altitude durante 53 segundos, antes de descer com segurança.

Quando a Airbus anunciou seus planos de desenvolver um táxi voador pela primeira vez, muitos acreditaram que a revelação não passava de uma brincadeira. Mas agora, o voo teste do veículo demonstrou que a empresa aerospacial estava falando sério quando divulgou suas intenções.

Vahana levanta voo pela primeira vez

A aeronave saiu de um esboço em guardanapo até um protótipo em larga escala em menos de dois anos, sendo construída na , o posto avançado da Airbus no Vale do Silício. O projeto parte do pressuposto de que a automação completa nos permitirá alcançar maiores níveis de segurança no futuro.

Nós imaginamos que Vahana seja usada pelos passageiros todos os dias como uma substituição comparável em termos de custo para o transporte urbano de curto alcance, como carros ou trens. –

voo 01
A concepção da aeronave se iniciou em um pedaço de guardanapo (Crédito: Airbus)

Embora tenha atingido cinco metros de altitude e permanecido no ar por apenas 53 segundos antes de descer, o voo representa uma realização histórica para a Airbus. Até onde se tem notícia, o drone conseguiu ainda subir aos céus novamente no dia seguinte, tendo deixado os desenvolvedores muito satisfeitos.

O primeiro voo da Vahana demonstra a habilidade única da Airbus de buscar ideias ambiciosas rapidamente, sem comprometer a qualidade e a segurança através das quais a empresa é conhecida. – Rodin Lyasoff (CEO da A³)

voo 02
Vahana atingiu cinco metros de altitude durante 53 segundos A(Crédito: Airbus)

O projeto Vahana pretende democratizar o voo pessoal utilizando as mais avançadas tecnologias de propulsão elétrica, armazenamento de energia e sistema de visão. O objetivo final da Airbus é construir uma rede autônoma de drone de passageiros para revolucionar a mobilidade urbana como a conhecemos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook