tatuagens sonoras
Tecnologia

Startup lança tatuagens sonoras que podem imortalizar a voz de entes queridos

A Skin Motion desenvolveu um novo conceito de arte – soundwaves tattoos

A tatuagem é a forma de modificação corporal mais conhecida e cultuada do mundo. Suas origens históricas remontam há – pelo menos – 3500 anos. Tribos e clãs faziam tatuagens tanto para se diferenciar quanto para registrar os fatos da vida biológica (nascimento, morte) e vida social (virar guerreiro, casar-se).

Hoje, a arte atinge todas as camadas da população, sendo cada vez mais disseminada. Os temas das tatuagens são ilimitados e variam conforme a personalidade (do tatuador e do tatuado). Da mesma forma, as motivações para cultuar a arte são inúmeras e não há uma explicação exclusiva e final para a tatuagem.

De todo modo, é inegável que, ao tatuar o corpo, as pessoas buscam eternizar uma ideia, uma música, um sentimento, um estilo de vida ou a imagem de ente querido. Ao marcar a pele, as pessoas buscam imortalizar uma mensagem de muita importância, algo que querem manter consigo para sempre.

Mas você já imaginou a possibilidade de imortalizar, na pele, a voz de seus entes queridos? Ou de perpetuar o som da voz do ator de um filme que você adora? Ou mesmo de eternizar, no corpo, uma música que marcou sua vida?

A startup norte-americana Skin Motion não só imaginou todas essas possibilidades, como desenvolveu um novo conceito de arte: tatuagens de ondas sonoras (soundwaves tattoos):

Gravando as tatuagens sonoras

O procedimento para fazer tatuagens sonoras no corpo é relativamente simples: o usuário grava o áudio que deseja (ou escolhe um áudio já gravado) e faz upload do arquivo no aplicativo Skin Motion.

O sistema, então, gera o soundwave do conteúdo (ou seja, o desenho das ondas sonoras que poderá ser ‘lido’ e reproduzido pelo aplicativo). Os desenhos são fabricados a partir de qualquer som gravado, como ruídos, palavras faladas, música ou mesmo uma combinação destes elementos.

Com o soundwave gerado, o usuário comparece a um estúdio de tatuagem certificado para fazer a tatuagem. Na visão da Skin Motion, os tatuadores devem ser previamente treinados para entender as limitações da tecnologia e saber inserir corretamente a tatuagem, atentando ao tamanho e design.

tatuagens 001

A Skin Motion já estabeleceu parceria com alguns tatuadores para realizar o trabalho. Além disso, está em processo de pré-qualificação de artistas do mundo inteiro para integrar a lista de colaboradores, buscando assim oferecer a mais alta qualidade profissional e a melhor experiência aos usuários.

tatuagens 002

Lendo as tatuagens sonoras

Uma vez gravada a onda sonora na pele, basta que a pessoa tatuada abra o aplicativo Skin Motin e aponte a câmera do dispositivo móvel na tatuagem. O app reconhecerá a forma da onda sonora e reproduzirá a superposição animada que contém o arquivo de áudio original. O software cria uma replicação idêntica do som gravado.

tatuagens 003

A tecnologia pretende viabilizar experiências personalizadas de tatuagem, criando uma ponte entre os mundos físico e digital, em tempo real. A arte corporal interativa proposta pela Skin Motion estará disponível para todos em menos de um mês: o aplicativo será lançado oficialmente em junho de 2017.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook