Transportes

Suíça está desenvolvendo um sistema para monitorar drones em todo o país

A Suíça está prestes a se tornar o primeiro país a integrar formalmente drones em seu sistema de gerenciamento de tráfego aéreo. A iniciativa pretende construir uma infraestrutura digital para monitorar os veículos voadores não tripulados e, consequentemente, tornar o espaço aéreo mais seguro.

Denominado U-Space, o programa será iniciado em junho de 2018 e contará com a colaboração da fornecedora de serviços de navegação aérea Skyguide, que gerencia e monitora o espaço aéreo suíço; e a empresa AirMap, que fornece dados e serviços aeronáuticos a veículos aéreos não tripulados.

Um novo sistema de monitoramento de drones na Suíça

Para montar a infraestrutura, a Skyguide unificará todos seus dados e softwares de gerenciamento de tráfego aéreo com a plataforma de mapeamento de espaço aéreo digital desenvolvido pela AirMap, que permite, dentre outros recursos, gerenciar aeronaves, solicitar autorizações de voo e receber notificações.

Disponível em iOs e Android, o aplicativo vem sendo usado por fabricantes de drones como DJI, 3D RoboticsYuneec, além de desenvolvedores de veículo aéreos não tripulados destinados a operações militares. Para integrar com o U-Space, o app receberá uma versão exclusiva com novos recursos.

Suíça 01
O programa U-Space contará com a laboração das empresas Skyguide e AirMap (Crédito: Skyguide)

Inicialmente, o sistema possibilitará o registro digital dos drones e de seus operadores, à semelhança do sistema de registro de aeronaves da FAA. Depois, viabilizará um canal de comunicação entre os operadores e o controle de  tráfego, de modo a viabilizar rapidamente as autorizações de voo em áreas específicas.

Por meio do aplicativo, os operadores também receberão alertas gráficos e/ou notificações de texto sempre que atravessarem perímetros virtuais “proibidos” (geofence areas). Baseada nas coordenadas do GPS, a técnica de geofencing poderá reduzir o risco de colisão de drones com aviões e drones com drones.

Estamos trazendo os atuais fluxos de vigilância de radar usados pelos controladores de tráfego aéreo para fornecer dados de alta fidelidade diretamente a drones e operadores. A ideia é resolver problemas relativamente simples que limitam o espaço aéreo para os drones. – Ben Marcus (Presidente da AirMap)

Preocupações com a segurança

Ao mesmo tempo que abre novos horizontes, a integração de drones com sistemas de controle aéreo levanta preocupações de segurança na Suíça, pois os veículos poderiam ser hackeados por pessoas mal-intencionadas. E, nesse aspecto, nunca é demais lembrar, com Kevin Kelly, que nenhuma tecnologia é neutra:

Toda tecnologia tem seus vícios e nenhuma é neutra. As consequências de cada tecnologia se expandem com sua natureza inesperada. As tecnologias poderosas serão poderosas em ambas direções: para o bem e para o mal. Toda tecnologia poderosamente construtiva também é poderosamente destrutiva na direção oposta, assim como toda grande ideia pode ser pervertida para causar grandes prejuízos. – Kevin Kelly

Segundo Ben Marcus, cofundador e presidente da AirMap, o sistema foi projetado para evitar crimes cibernéticos desde o início. Ainda assim, o ceticismo é inegável, pois as tecnologias de telecomunicação móvel sem fio usadas para controlar drones (4G e 5G) é vulnerável, como vários relatórios já demonstraram.

As quatro fases do programa U-Space

O programa U-Space está programado em quatro fases, entre os anos 2018 e 2021. Depois da fase 1 (com início em junho), a fase 2 será destinada a implementar sistemas de planejamento, aprovação e rastreamento de voos. Já as fases 3 e 4 adicionarão operações de voo mais complexas e técnicas de detecção de colisões.

A Suíça tem uma árdua missão pela frente: implementar o sistema com eficiência em seus mais de 40 mil km² de território aéreo. A iniciativa é ousada, mas, se for bem-sucedida, poderá abrir um horizonte de possibilidades para os drones e, ao mesmo tempo, tornar o espaço aéreo mais seguro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook