Stevie
Tecnologia

Conheça Stevie, o robô que poderá revolucionar os cuidados domiciliares a idosos

A máquina foi desenvolvida pela empresa Trinity Robotics Automation

A empresa Trinity Robotics Automation revelou um protótipo de robô inteligente que pode oferecer cuidados a idosos e pessoas com deficiência. Chamada Stevie, a máquina é programada para reconhecer comportamentos e notificar operadores humanos sempre que perceber algo fora do comum.

Segundo os engenheiros da Trinity Robotics, o robô inteligente é capaz de realizar tarefas rotineiras de cuidados em asilos e instalações médicas. Sons, luzes, expressões faciais e linguagem corporal ajudam Stevie a se comunicar e responder adequadamente a diferentes situações.

Conheça Stevie

Hospitais, enfermarias e asilos enfrentam desafios em termos de cuidados. Isso ocorre especialmente no período noturno, no qual o número de cuidadores é reduzido. Ao realizar tarefas rotineiras, Stevie poderia melhorar a eficiência e aliviar substancialmente a pressão sobre a equipe de cuidados durante a noite.

As residências de idosos enfrentam desafios significativos de cuidados, especialmente durante a noite.– Conor McGinn (líder do Laboratório de Inovação e Robótica da Trinity Robotics)

Stevie 01

Stevie foi desenvolvido pela empresa Trinity Robotics Automation (Crédito: Trinity Robotics Automation)

Muitas pessoas idosas se esquecem de tomar sua medicação diária, o que pode trazer sérios impactos na saúde. Com Stevie, não haveria mais lapsos de memória: o robô lembraria os pacientes diariamente, em horários previamente estabelecidos, para tomar os medicamentos.

Outras tarefas são projetadas para envolver a interação humana. Se Stevie detectar que o idoso sofreu um queda, por exemplo, um operador humano pode assumir o controle do robô, usá-lo para investigar o evento e entrar em contato com os serviços de emergência, se necessário.

Stevie é equipado com câmeras, processadores de bordo, dispositivos de conectividade e múltiplos sensores para interagir de maneira inteligente com o ambiente. Estas propriedades permitem ao robô não apenas executar tarefas funcionais, como também interagir socialmente com os residentes.

Stevie 02

Stevie pode lembrar os pacientes a tomar a medicação diária (Crédito: Trinity Robotics)

Os engenheiros da Trinity Robotics Automation consultaram vários especialistas durante o desenvolvimento do robô, incluindo enfermeiros, cuidadores e pacientes idosos que vivem em asilos. As experiências adquiridas a partir dos diálogos com estas pessoas possibilitaram aprimorar Stevie.

O robô está sendo desenvolvido para aumentar, não substituir o cuidado humano. Começamos a trabalhar em estreita colaboração com especialistas em enfermagem e organizações de cuidados para desenvolver uma solução que habilite tanto os usuários como os cuidadores. – Conor McGinn (líder do Laboratório de Inovação e Robótica da Trinity Robotics)

Stevie 03

O robô é equipado com câmeras e múltiplos sensores para interagir com o ambiente (Crédito: Trinity Robotics)

A empresa contou ainda com a colaboração da ALONE, uma organização que busca tornar idosos independentes e socialmente conectadas por meio da tecnologia. A parceria permitiu uma compreensão mais ampla dos desafios que as pessoas enfrentam à medida que envelhecem, oferecendo valiosos feebacks.

A Trinity Robotics Automation tem planos para lançar Stevie no mercado até 2021. Neste intervalo de tempo, a empresa realizará uma série de testes com o robô em instalações de atendimento na Irlanda e nos Estados Unidos. O experimento piloto está agendado para o primeiro semestre de 2018.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook