Stella Vie
Energia

Conheça Stella Vie, um veículo movido 100% a energia solar

O projeto foi desenvolvido por estudantes da Universidade Tecnológica de Eindhoven

Uma equipe de estudantes da Universidade Tecnológica de Eindhoven desenvolveu um veículo movido inteiramente a energia solar. Denominado Stella Vie, o automóvel consegue percorrer até 1.000 quilômetros em um dia ensolarado de verão na Holanda.

O projeto foi desenvolvido pelo Solar Team Eindhoven para participar do World Solar Challenge, uma competição para pioneiros da energia solar com objetivo de projetar o carro do futuro. Stella Vie ficou em primeiro lugar no desafio, demonstrando ser capaz de gerar mais energia do que consome.

Stella Vie 01

Stella Vie foi desenvolvido pelo Solar Team Eindhoven (Crédito: Solar Team Eindhoven/Bart van Overbeeke)

O automóvel percorreu os 3.000 quilômetros impostos pelo desafio com 5 pessoas a bordo, utilizando apenas 48 kWh de eletricidade. A maior parte da energia foi gerada durante o percurso.

Conhecendo Stella Vie

Stella significa “estrela” em latim. O termo faz alusão ao sol, a maior estrela do sistema solar. Já Vie quer dizer “vida” em francês, sinalizando que é um veículo para toda a vida. Vie também representa o número romano “V”, indicando que foi o primeiro carro movido a energia solar capaz de acomodar 5 pessoas.

Através de um sistema de navegação solar, o veículo encontra a rota mais eficiente e até mostra a quantidade de energia que o condutor economizará em comparação com um carro padrão, movido a combustível fóssil. Ao se aproximar do destino, Stella Vie também oferecerá assistência de estacionamento.

Quando ativado, o sistema de estacionamento integrado do veículo combina análise de mapas de altura com dados meteorológicos. Em poucos instantes, passa então a orientar o motorista para o local de estacionamento mais próximo e com maior potencial de produzir energia solar.

Stella Vie 02

O automóvel consegue percorrer até 1.000 quilômetros (Crédito: Solar Team Eindhoven/Bart van Overbeeke)

Stella Vie tem ainda um sistema de iluminação embutido que fornece feedback em tempo real. Uma luz vermelha é acionada sempre que o motorista acelera ou freia com muita intensidade. O veículo também alerta o condutor sobre os próximos eventos do trânsito, permitindo uma jornada mais segura.

Embora seja mais baixo do que os carros convencionais, em virtude do tamanho das portas e alças, Stella Vie é fácil de ser acessado pelo motorista. O interior é composto de assentos ergonomicamente otimizados e de um termostato inteligente, que possibilita ao condutor acompanhar o status da carga.

Stella Vie 03

Stella Vie é capaz de gerar mais energia do que consome (Crédito: Solar Team Eindhoven/Bart van Overbeeke)

Os carros movidos a energia solar têm um longo caminho a percorrer antes que possamos vê-los cruzando nossas ruas. Contudo, é inegável que empresas, startups – e agora até mesmo estudantes – estão altamente empenhados a projetar automóveis mais eficientes e menos poluentes.

Ao que tudo indica, a corrida por um futuro com zero emissões de carbono poderá trazer grandes benefícios para a humanidade. Aguardemos, então, as cenas dos próximos capítulos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook