Tecnologia

Conheça Steer, a pulseira que ajuda você a não dormir no volante

Você compraria uma pulseira que ajuda você a não dormir no volante?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, cerca de 1,25 milhões de pessoas morrem no trânsito em todo o mundo. Em resumo, os acidentes, na maioria das vezes, são causados pelo excesso de velocidade ou pela embriaguez do condutor no volante.

Mas um número expressivo de fatalidades também está relacionado ao cansaço dos motoristas. Nos Estados Unidos, a condução sonolenta está envolvida em cerca de 328.000 acidentes de veículo e 30.000 mortes todos os anos, tornando-a tão perigosa quanto à condução em estado de embriaguez.

Preocupado com a dimensão do problema, o estúdio de design Creative Mode desenvolveu uma pulseira que poderá salvar milhares de vidas em todo o mundo. O dispositivo, chamado Steer, monitora a sonolência do condutor e dá um choque suave sempre que este estiver perto de dormir:

Micro sono no volante

Em síntese, ao dirigir sonolento, o motorista é muito vulnerável ao chamado micro sono. Esse estado pode durar até 30 segundos e resulta muitas vezes da privação de sono. Além disso, ocorre frequentemente ao dirigir de forma monótona por um longo período de tempo.

volante sono
Só para ilustrar: ao dirigir sonolento, o motorista é muito vulnerável ao micro sono (Crédito: Shutterstock)

Durante o micro sono, o condutor permanece inconsciente. Ele não consegue responder ao som, luz ou a qualquer outro sensor ambiental. Desse modo, tem mais chances de se envolver em um acidente.

A pulseira Steer impede que os motoristas experimentem o micro sono, atuando já nos primeiros sinais de cansaço no volante para tornar a viagem mais segura.

Como funciona o Steer

Steer é equipado com 16 sensores altamente precisos. Eles medem a frequência cardíaca do motorista e a condutância da pele (reação galvânica da pele). Os sensores monitoram os sinais vitais do condutor, sendo capaz de identificar quando está atento e quando está cansado.

volante steer
Em síntese, Steer é equipado com 16 sensores altamente precisos (Crédito: Creative Mode)

Caso a pulseira verifique que o motorista está ficando sonolento, ela emitirá uma forte vibração. Mas, se constatar que o motorista está à beira do sono, a pulseira dará um choque elétrico suave. Steer verifica os sinais vitais do motorista a cada dois segundos e sua bateria dura até duas semanas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar