Dungeons & Dragons é reconhecido mundialmente como um dos role-playing games (RPG) mais influentes de todos os tempos. Lançado oficialmente em 1974, o jogo inspirou a maioria dos RPGs comercializados desde então, e mesmo não jogadores costumam reconhecê-lo como um símbolo da cultura nerd.
Os RPGS têm a incrível capacidade de conduzir os jogadores aos limites da própria imaginação. Os players despendem dezenas, centenas e milhares de horas imersos em universos incríveis, desde reinos fantasiosos repletos de cavaleiros e dragões até versões extraordinárias de nosso próprio mundo.
Embora o RPG, enquanto conceito de jogo, ofereça possibilidades praticamente infinitas de aventura, alguns jogadores acreditam que incorporar recursos visuais aos elementos tradicionais (cartas, notas, estatísticas e dados) elevaria o jogo a um novo nível, tornando as partidas mais imersivas.
Augmented Reality & Dragons
Foi com essa inquietação em mente que a startup Elder Labs, com sede em San Francisco (Califórnia, Estados Unidos), desenvolveu o Augmented Reality & Dragons, um software que pretende evoluir o RPG com realidade aumentada, ajudando a “tornar os dragões realmente bons e divertidos”.
Atualmente em desenvolvimento, Augmented Reality & Dragons utiliza o smartphone do jogador para projetar uma campanha digital de Dungeons & Dragons em qualquer superfície plana. Para trazer monstros e heróis “à vida”, o sistema se baseia em tokens que se transformam em animações tridimensionais.

Cada token colocado pelo jogador em torno da mesa é transformado em uma criatura animada (na versão demo, os tokens ainda são cartões codificados com QR). Com Augmented Reality & Dragons, os jogadores poderão gerar uma variedade de heróis e monstros, e movimentá-los mexendo tokens pela superfície.
A equipe da Elder Labs espera desenvolver o sistema a tal ponto que os jogadores sejam capazes de criar qualquer criatura ou item. Com isso, fãs de Dungeons & Dragons moldariam seus próprios personagens e “exportariam” todas as características e especificações aos seus tokens particulares.
Levando o RPG ao próximo nível
Com o objetivo de elevar o RPG a um novo patamar, a Elder Labs lançou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter. A startup está buscando arrecadar a quantia de US$ 250.000 para levar Augmented Reality & Dragons a dispositivos iOS e Android até o segundo semestre de 2019.
O software permitirá que jogadores escolham entre várias raças mitológicas, como humanos, elfos, orcs, anões, gnomos e lagartos. Independentemente da escolha, será possível escolher as características do personagem, bem como selecionar itens, armaduras e equipamentos diversos.
Até o momento da publicação desse texto, a Elder Labs reuniu 1.030 apoiadores e arrecadou US$ 56.361. A startup está confiante de que conseguirá o financiamento necessário dentro de 20 dias.