internet
Cultura

SpaceX revela plano para conectar todas as pessoas do mundo à Internet

Hoje, mais da metade da população mundial não tem acesso à Rede Mundial de Computadores

O mundo inteiro está prestes a ser conectado. Em um futuro não tão distante, todas as pessoas do planeta estarão conectadas à Internet. Seremos 8 bilhões de pessoas online, com conectividade de alta velocidade. Já não é mais uma questão de se, mas de quando isso irá acontecer.

Embora hoje um bom número de pessoas (mais de 3,77 bilhões) tenha acesso à Internet, mais da metade da população mundial (cerca de 3 bilhões) ainda não está conectada, segundo o Digital in 2017 Global Overview. Mas uma série de esforços está em andamento para trazer a Internet aos cantos mais distantes do globo.

A corrida para hiperconectar todo o planeta está sendo disputada por três players da tecnologia: Facebook, Google e SpaceX. Os projetos são visionários e envolvem, respectivamente,  balões, drones e satélites (conheça mais sobre cada um deles nessa matéria). Mas hoje falaremos do mais recente passo dado pela SpaceX.

Internet para todos

Em novembro de 2016, a empresa de Elon Musk protocolou um pedido à Federal Communications Commission para lançar 4.425 satélites ao espaço. O número, consideravelmente superior ao total de satélites que orbitam a Terra (1.419), seria suficiente para criar cobrir todo o planeta e oferecer cobertura global em larga escala.

Ontem, durante uma audiência no Senado norte-americano sobre infra-estrutura de banda larga no país, a SpaceX forneceu mais detalhes sobre o plano. A declaração foi dada por Patricia Cooper, vice-presidente do setor de satélites da empresa:

A SpaceX planeja oferecer serviços de banda larga de alta velocidade, confiáveis ​​e acessíveis aos consumidores nos Estados Unidos e em todo o mundo, incluindo áreas mal atendidas ou atualmente não atendidas pelas redes existentes. – Patricia Cooper

Para melhorar a velocidade da Internet e a conectividade global, a SpaceX pretende colocar os satélites em órbita entre os anos de 2019 e 2024. As estruturas serão transportadas para o espaço em vários lotes através dos foguetes Falcon 9 da empresa.

internet falcon 9

Os satélites serão transportadas ao espaço pelos foguetes Falcon 9

A iniciativa seria um grande passo para garantir que todos os cidadãos do mundo desfrutem do direito humano básico de acessar à Internet, como assim já consagrou a Organização das Nações Unidas. A SpaceX está confiante de que conectará todas as pessoas do mundo à Internet nos próximos anos.

A SpaceX espera fazer parte da solução para expandir a conectividade à Internet de banda larga de alta velocidade nos Estados Unidos e no mundo – Patricia Cooper

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook