Ciência

Sonda solar da NASA acaba de quebrar dois recordes mundiais

Há pouco mais de dois meses, a NASA lançou sua ambiciosa missão Parker Solar Probe. Desde então, a sonda está seguindo em direção à coroa solar, a atmosfera estendida externa do Sol. E não é que a espaçonave, mesmo sem ter alcançado o astro-rei, já conseguiu quebrar dois recordes mundiais?

A missão Parker Solar Probe

Antes de revelá-los, um pouco sobre a missão. Em síntese, a Parker Solar Probe almeja solucionar três dos maiores mistérios da ciência. Com seus instrumentos, a sonda pretende esclarecer mais detalhes sobre a coroa solar, o vento solar e aprender mais sobre as chamadas ejeções de massa coronal.

Conforme a NASA, a missão terá uma duração de sete anos. A primeira aproximação com o Sol ocorrerá nos próximos dias. Após, a espaçonave iniciará um cronograma de 24 órbitas. Em resumo, a sonda irá se aproximar do Sol a cada órbita, chegando a 6 milhões de quilômetros da superfície em 2025.

recordes mundiais 01
A sonda quebrou dois recordes mundiais (Crédito: NASA)

Leia também:

  • A NASA está prestes a lançar uma espaçonave com destino ao Sol (aqui)

Quebrando recordes mundiais

Só para ilustrar: a sonda  quebrou dois recordes mundiais. O primeiro foi o de maior aproximação solar de todos os tempos. Até hoje, a sonda Helios 2 era a recordista. Em abril de 1976, orbitou no espaço a uma distância de 42,73 milhões de quilômetros do Sol. O patamar foi ultrapassado pela sonda da NASA.

Mas a distância em relação ao Sol não foi o único recorde que a sonda quebrou. Conforme informações da NASA, a espaçonave também estabeleceu um novo recorde de velocidade mais rápida até o astro-rei. O recorde anterior era de 246.960 km/h. Mas, agora, a Parker Solar Probe atingiu 250.991 km/h:

Faz apenas 78 dias que a Parker Solar Probe foi lançada. E agora chegamos mais perto de nossa estrela do que qualquer outra espaçonave da história. – Andrew Driesman (gerente de projetos da NASA)

A sonda ainda não tocou o Sol, mas está a caminho. Se tudo correr bem, a espaçonave poderá revolucionar nossa compreensão do sistema solar e solucionar três dos maiores mistérios da ciência. As descobertas também poderão ajudar especialistas a entender e prever os riscos de se viver perto de uma estrela.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook