Ciência

Sonda espacial da Índia já está orbitando a Lua

Depois de quatro semanas no espaço, a sonda espacial da Índia Chandrayaan-2 entrou em órbita lunar nesta terça-feira (20). A espaçonave pretende pousar na superfície da Lua no dia 7 de setembro. A Índia poderá se tornar o quarto país a pousar uma espaçonave na Lua, seguindo a Rússia, os Estados Unidos e a China.

Sonda espacial da Índia já está orbitando a Lua

De acordo com a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO), a manobra foi concluída com sucesso, usando o sistema de propulsão a bordo. Conforme a ISRO, duração da manobra foi de 1738 segundos. De acordo com Kailasavadivoo Sivan, chefe da Organização de Pesquisas Espaciais da ISRO,

A velocidade de aproximação tinha que ser a correta e a altitude sobre a lua precisa. Até mesmo um pequeno erro teria matado a missão. – Kailasavadivoo Sivan (chefe da Organização de Pesquisas Espaciais da ISRO)

É provável que também goste:

NASA está enviando um drone para Titã, a maior lua de Saturno

Estes shorts robóticos podem levar as caminhadas ao próximo nível

NASA planeja enviar uma sonda para explorar Europa, uma das luas de Júpiter

Kailasavadivoo Sivan acrescentou que a manobra foi ma das mais difíceis que a ISRO já acompanhou:

Nossos batimentos cardíacos aumentaram. Por 30 minutos, nossos corações quase pararam. Mas em 7 de setembro, a sonda pousará na Lua. O que for humanamente possível, foi feito por nós. – Kailasavadivoo Sivan (chefe da Organização de Pesquisas Espaciais da ISRO)

A Índia chegou a orbitar a Lua antes, em 2008, com a sonda Chandrayaan-1. Mas jamais pousou na superfície lunar. Onze anos depois, o país pretende agora consolidar seu papel na história da exploração espacial. A ISRO já está planejando lançar uma missão tripulada até 2022. Só que, desta vez, o destino será Marte.

Enfim, gostou da matéria?

Então siga o Futuro Exponencial no Facebook e no Instagram. Além disso, não deixe de acompanhar todos os nossos conteúdos semanais sobre futurismo, tecnologia, inovação, ciência e muito mais.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook