elon musk
Transportes

Conheça a solução de Elon Musk para acabar com o trânsito nas cidades

O CEO da Tesla Motors pretende desenvolver um revolucionário sistema de túneis

Elon Musk é, sem dúvida, um dos nomes mais citados do mundo quando se trata de inovação, tecnologia e novos empreendimentos. Além de figurar como CEO da Tesla Motors, um das mais valiosas empresas da atualidade, Musk divide seu tempo em suas quatro outras iniciativas: SpaceX, SolarCity, OpenAINeuralink.

Mas, quem achava que o empreendedor sul-africano estava “sem tempo” para novos empreendimentos, se enganou completamente. Durante a semana passada, Musk revelou ao mundo seu mais novo desafio: a construção de túneis para acabar – definitivamente – com o trânsito nas cidades.

O novo empreendimento de Elon Musk

Em entrevista ao TED, Musk divulgou sua mais recente empresa, The Boring Company, cujo objetivo é cavar buracos em Los Angeles e desenvolver uma rede 3D de túneis para aliviar o tráfego. A ideia do projeto surgiu em uma manhã de sábado, quando, logo cedo, Musk ficou preso em um engarramento.

Uma das coisas mais destruidoras de almas é o tráfego. Ela afeta as pessoas em todas as partes do mundo. Isso tira muito da sua vida. É horrível. É particularmente horrível em Los Angeles. – Elon Musk

Embora ainda não tivesse um projeto concreto, Musk começou a cavar imediatamente no terreno da SpaceX. O resultado foi um poço de 15 metros de profundidade e mais de 50 metros de largura que você observa a seguir:

elon musk cave

A cratera cavada pela equipe de Musk no estacionamento da SpaceX (Crédito: Bloomberg)

Embora Musk venha pensando em túneis durante anos, tanto por um fascínio pessoal quanto por ser um componente importante do Hyperloop  o fantástico sistema ferroviário de alta velocidade que propôs em 2013 –, foi o engarrafamento em Los Angeles, sem dúvida, o ponto de ruptura.

Ficar preso no engarramento naquela manhã de sábado, no final do ano de 2016, foi o “empurrãozinho” que faltava para a ideia se materializar. E, se depender do vídeo de apresentação, a iniciativa poderá solucionar o problema do congestionamento:

Uma solução para o trânsito nas cidades?

O projeto, em resumo, consiste em uma rede de túneis que automatizam o transporte, conduzindo o motorista de um local para outro da cidade, em uma plataforma capaz de atingir 200 km/h.

Para acessar o túnel, o motorista pararia seu veículo em uma das diversas “entradas” (faixas de pista) espalhadas pela cidade. O automóvel, então, seria transportado até o túnel para iniciar o trajeto até a outra localidade.

Musk afirmou que pretende despender apenas dois ou três por cento de seu tempo na The Boring Company. Por isso, nomeou Steve Davis, engenheiro sênior da SpaceX, para liderar a empresa. Davis projetou os sistemas de orientação para o primeiro foguete da empresa espacial e está engajado no novo projeto.

Embora Musk provavelmente tenha de enfrentar inevitáveis burocracias, papeladas e estudos de impacto ambiental pela frente, o projeto tem todo o potencial para revolucionar o trânsito em todo o mundo:

Eu não estou tentando ser o salvador de ninguém. Estou apenas tentando pensar sobre o futuro e não ficar triste. – Elon Musk

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook