drone
Tecnologia

Esse simpático drone está ajudando astronautas na Estação Espacial Internacional

Chamado Int-Ball, o robozinho é capaz de tirar fotos e gravar vídeos a bordo

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) enviou um novo membro para a integrar a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). Contudo, em vez de um astronauta humano, o escolhido para ir ao espaço foi um adorável drone capaz de tirar fotos e gravar vídeos.

Chamado Int-Ball (acrônimo de Internal Ball Camera), o robozinho flutuante se tornou companheiro dos astronautas a bordo da ISS. Com apenas 15 cm de diâmetro e grandes olhos azuis, o pequeno drone nos faz recordar da personagem EVE, do filme WALL-E.

drone iss

O pequeno drone se tornou companheiro dos astronautas a bordo da ISS (Crédito: JAXA)

O objetivo do robozinho é fornecer aos membros da equipe uma maneira eficaz de enviar fotos e vídeos de volta à Terra para que, então, os especialistas possam auxiliar na reparação da ISS e outras tarefas.

Int-Ball, o drone espacial

O robô pode ser controlado de forma remota ou autônoma. Com 12 ventiladores internos, corretamente posicionados e fabricados com impressão 3D, o drone consegue se movimentar perfeitamente dentro da ISS. Ainda, uma série de sensores instalados a bordo facilitam a orientação de um lugar para outro.

Antes da chegada de Int-Ball, os astronautas precisavam alternar a atividade de pesquisa com a manipulação das câmeras, além do trabalho de enviar a mídia à Terra. Com o robô a bordo, os membros da tripulação têm maior produtividade sem precisar registrar as fotografias.

drone jaxa

O Int-Ball consegue se movimentar perfeitamente dentro da ISS (Crédito: JAXA)

O pequeno drone e o futuro das viagens espaciais

A substituição de astronautas por robôs poderá ajudar a diminuir os custos de exploração espacial e inovar a maneira com que as viagens espaciais podem ser executadas. A JAXA está determinada em aprimorar continuamente os recursos e funcionalidades da Int-Ball:

No futuro, o Int-Ball será capaz de verificar os suprimentos e até mesmo ajudar com problemas internos da ISS. Os próximos planos da JAXA para o pequeno drone permanecem, por enquanto, guardados a sete chaves.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook