Tecnologia

Estes shorts robóticos podem levar as caminhadas ao próximo nível

Pesquisadores do Instituto Wyss (Harvard) desenvolveram um par de shorts robóticos com o objetivo de aprimorar o ritmo dos atletas. Em síntese, os calções robotizados são macios, pesam apenas cinco quilos, aumentam o passo e, acima de tudo, tornam as corridas e caminhadas mais fáceis.

De acordo com os pesquisadores, os shorts são tão confortáveis que podem ser usá-los mesmo quando se não está fazendo exercício físico. A ideia inicial é que os calções sejam usados para tornar as caminhadas mais fáceis.  Mas, a longo prazo, a expectativa é de que exoesqueletos leves melhorem todas as tarefas diárias.

Shorts robóticos leves e confortáveis

Os shorts são equipados com um computador embutido, que detecta os movimentos do usuário. O computador analisa itens como velocidade de movimento e em que fase o atleta está está atualmente. Conforme identifica esses aspectos, o computador dá um pouco mais de força nas pernas usando um atuador.

shorts robóticos 01
Os shorts são equipados com um computador embutido (Crédito: Wyss Institute)

O dispositivo imita a função natural dos músculos glúteos, tornando a ação do movimento um pouco mais fácil. Em testes preliminares, o uso do exoesqueleto reduziu a carga metabólica da caminhada em 9,3% e da corrida em 4%. Isso pode não parecer muito, mas, para os pesquisadores, é um excelente começo.

É provável que também goste:

Rússia acaba de enviar seu primeiro robô ao espaço

NASA está enviando um drone para Titã, a maior lua de Saturno

Cassinos chineses estão usando reconhecimento facial para detectar clientes perdedores

Em entrevista, um dos envolvidos na pesquisa, Conor Walsh, assim destacou:

Estamos empolgados em continuar a aplicá-lo [o short robótico] em uma variedade de aplicações, incluindo assistência a pessoas com deficiências de marcha, trabalhadores da indústria em risco de lesões que realizam tarefas fisicamente extenuantes ou guerreiros recreativos de fim de semana.

Enfim, gostou da matéria?

Então siga o Futuro Exponencial no Facebook e no Instagram. Além disso, não deixe de acompanhar todos os nossos conteúdos semanais sobre futurismo, tecnologia, inovação, ciência e muito mais.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook