seda de aranha
Ciência

Cientistas criaram uma seda de aranha sintética mais forte que o aço

O material tem potencial para aprimorar inúmeros produtos do nosso cotidiano

A seda de aranha tem propriedades únicas que sempre fascinaram os cientistas. Ela é um dos materiais mais resistentes encontrados na natureza, mais forte que o próprio aço e pode ser esticada várias vezes antes mesmo de quebrar. Surpreendente, não é mesmo?

seda de aranha resistente

A seda de aranha é um dos materiais mais resistentes da natureza (Crédito: Shutterstock)

Por todas estas razões, a replicação de seda de aranha tem sido uma espécie de obsessão entre cientistas de materiais. Por décadas, pesquisadores vêm tentando reproduzir as características deste material em laboratório, sem ter até o momento alcançado os resultados desejados.

Mas, agora, um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge surpreendeu a todos ao criar um novo material capaz de imitar a força, a elasticidade e a capacidade de absorção da seda de aranha. Os resultados do estudo foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Seda de aranha artificial

As fibras sintéticas foram criadas em laboratório a partir de um material chamado supramolecular polymer–colloidal hydrogel (SPCH), que tem 98% de água e 2% de sílica e celulose em sua composição.

As fibras de sílica e celulose são extraídas a partir do hidrogel. O processo leva em torno de 30 segundos. Após, a água evapora e deixa para trás um fio forte e elástico. Para Darshil Shah, pesquisador do Centro de Inovação de Materiais Naturais em Cambridge,

As aranhas são modelos interessantes porque são capazes de produzir essas fibras de seda excelentes à temperatura ambiente usando água como solvente. – Darshil Shah

Embora sejam extremamente fortes – mais que o próprio aço –, as fibras ainda não são tão fortes como algumas espécies de sedas de aranha, o que revela as características realmente únicas deste material da natureza.

Ainda assim, o SPCH oferece enorme potencial para aprimorar inúmeros produtos do cotidiano, como capacetes de ciclistas, panos de vela, tecidos de pára-quedas, materiais para balão de ar quente e até mesmo asas de avião.

Os próximos passos

Os cientistas estão produzindo atualmente cerca de algumas dezenas de miligramas da seda artificial. Embora a pesquisa ainda esteja em estágio inicial, a produção deverá receber uma escala maior nos próximos meses.

Para concretizar o objetivo, a equipe de pesquisadores está trabalhando em um dispositivo robótico capaz de puxar e girar fibras mais rapidamente. Se a máquina for bem sucedida, a produção da seda deverá aumentar ainda mais.

Nós pensamos que este método de fazer fibras poderia ser uma alternativa sustentável aos métodos de fabricação atuais. – Darshil Shah

Confira o dispositivo robótico em ação:

As aranhas levaram centenas de milhões de anos para desenvolver as técnicas de produção da seda. Graças aos avanços da ciência, estamos agora muito próximos de imitar as propriedades deste fascinante material e, com isso, trazer melhorias para nossa qualidade de vida.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook