Tecnologia

Esse robô humanoide fabricado pela Toyota pode imitar movimentos humanos

A Toyota Motor Corporation revelou recentemente o seu novo robô humanoide: T-HR3. A máquina, que faz parte da terceira geração da empresa, foi projetada para ajudar os humanos em suas atividades diárias, seja em casa, no trabalho, em áreas remotas e até mesmo no espaço exterior.

Desde a década de 80, a Toyota vem desenvolvendo robôs industriais para aprimorar seus processos de fabricação. A empresa chegou a criar uma divisão específica, intitulada Partner Robot, para produzir robôs assistentes que se relacionem de forma harmônica com os seres humanos.

Os robôs humanoides da Toyota

A Toyota tem trabalhado para fabricar “robôs parceiros” e comercialmente viáveis, a partir de sua experiência no campo da robótica industrial. As máquinas são inteligentes o suficiente para pensar por si próprias e podem auxiliar em tarefas domésticas ou atender idosos e pessoas com deficiência.

Nosso objetivo é construir robôs que incorporem “gentileza” e “inteligência” e que possam ajudar atividades humanas em aplicações como assistência, cuidados de idosos, fabricação e mobilidade no futuro próximo. – Toyota

O T-HR3 faz parte da terceira geração de robôs humanoides da empresa. Desenvolvido e projetado pela divisão Partner Robot, o sistema gerencia com segurança as interações físicas entre o robô e seus arredores, sendo equipado com controles remotos que espelham os movimentos do operador.

Toyota 01
O T-HR3 faz parte da terceira geração de robôs humanoides da empresa (Crédito: Toyota)

T-HR3, a terceira geração

Chamado Master Maneuvering System, o sistema de manipulação possibilita ao operador humano controlar o robô de forma remota. Em síntese, todo o corpo do T-HR3 pode ser operado instintivamente por meio de controles, que mapeiam os movimentos das mãos, braços e pernas do usuário.

Os membros da equipe do Robot Partner estão empenhados em usar a tecnologia no T-HR3 para desenvolver robôs amigáveis ​​e úteis que coexistam com os humanos e os ajudem na vida cotidiana. – Akifumi Tamaoki (Gerente-geral da divisão Robot Partner)

Toyota 02
A máquina é composta por controles remotos que imitam os movimentos do operador (Crédito: Toyota)

O exoesqueleto do robô é equipado com sensores capazes de controlar um total de 29 peças individuais, oferecendo uma experiência de manipulação suave e sincronizada. O sistema tem ainda um headset HTC Vive embutido, com o qual o operador consegue “enxergar”, em tempo real, a perspectiva do T-HR3.

T-HR3 é considerado uma evolução em relação aos humanoides da geração anterior, que se limitavam a executar movimentos pré-programados. A máquina reflete a ambição da Toyota em explorar tecnologias avançadas para atender às necessidades humanas nos próximos anos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook