robô humanoide
Tecnologia

Esse robô humanoide pode pular obstáculos e até realizar salto mortal de costas

Um pequeno passo para Atlas, um grande salto para a robótica

Os robôs da Boston Dynamics estão a cada dia mais surpreendentes. Os engenheiros da empresa divulgaram agora um vídeo no qual o robô humanoide Atlas, de 1,5 metros de altura, salta vários obstáculos, gira no ar e até realiza um salto mortal de costas com perfeição.

No vídeo, é possível ver o robô de 75 quilos pulando de uma plataforma para outra sem qualquer esforço, em uma espécie de rotina ginástica impressionante. Mas surpreendente mesmo é assistir a performance de Atlas ao executar um salto ornamental. As cenas são extraordinárias:

A metragem ressalta a fluidez dos movimentos do robô e principalmente sua capacidade de se estabilizar em uma plataforma. O equilíbrio é incrivelmente humano. O próprio Atlas demonstra estar contente com o progresso, ao levantar os dois braços para comemorar os saltos bem executados.

robô humanoide 01

Atlas levanta os dois braços para comemorar os saltos bem executados (Reprodução/YouTube)

Atlas, o robô humanoide da Boston Dynamics

Evidentemente, Atlas não é perfeito. A empresa Boston Dynamics sabe que o público gosta quando os robôs falham. É difícil dizer por que os erros tornam as máquinas mais agradáveis. Provavelmente porque as pessoas esperam que a tecnologia seja perfeita, mas parece ser reconfortante quando não é.

A psicologia social tem um nome para este comportamento: Efeito Pratfall. O fenômeno pressupõe que cometer erros pode aumentar a simpatia que as pessoas têm por você. A aparente ausência de falhas cria um ar de perfeição, que, ao contrário do que se poderia pensar, não é atraente.

Em síntese, gostamos mais de coisas (ou de pessoas) quando estragam. E o mesmo se aplicaria ao robôs. Tanto é assim que a empresa, ao final do vídeo, fez questão de mostrar Atlas caindo sobre a plataforma, lembrando que, assim como humanos, as máquinas falham e precisam tentar várias vezes até conseguir.

Seja como for, é inegável que a evolução dos robôs da empresa de engenharia robótica Boston Dynamics é uma constante e novas habilidades estão sendo adicionadas regularmente. Dentre outras tarefas, Atlas pode dirigir veículos, abrir portas, subir escadas e usar ferramentas industriais.

O que mais o robô humanoide será capaz de fazer? Ainda é cedo para dizer. Mas, sem dúvida, este pequeno passo dado por Atlas poderá representar um grande salto para a robótica no futuro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook