Ciência

Robô CIMON será o novo tripulante da Estação Espacial Internacional

A empresa Airbus está desenvolvendo um assistente virtual com inteligência artificial para ajudar os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Com formato esférico e pesando cerca de 11 quilos, o robô CIMON embarcará em junho deste ano, na companhia do astronauta alemão Alexander Gerst.

Projetado em colaboração com o Centro Aeroespacial Alemão, CIMON (abreviação de Crew Interactive MObile CompanioN) será o assistente virtual do astronauta Gerst. As atividades serão fundamentais para dar andamento na missão Horizons, coordenada pela Agência Espacial Europeia.

CIMON será o primeiro sistema de assistência de missão e voo baseado em inteligência artificial. Somos a primeira empresa na Europa a transportar (…) uma espécie de cérebro voador à Estação Espacial Internacional e a desenvolver inteligência artificial para a tripulação a bordo da estação. – Manfred Jaumann (Diretor Cargas Úteis para Microgravidade da Airbus)

CIMON 01

CIMON permanecerá quatro meses a bordo da Estação Espacial Internacional (Crédito: Airbus)

CIMON, o futuro tripulante da Estação Espacial Internacional

Equipado com uma versão modificada da inteligência artificial do Watson, da IBM, o robô poderá reconhecer a voz e aparência de Gerst, além de desempenhar diversas funções, como exibir instruções visuais para procedimento específicos, oferecer soluções para problemas e fornecer alertas sobre questões técnicas.

Embora CIMON tenha sido projetado para ajudar Gerst em três projetos, o período de teste (de junho a outubro de 2018) será útil não apenas para testar as habilidades do robô, mas também para investigar como a presença de um assistente virtual afeta a dinâmica social em um pequeno grupo de astronautas.

CIMON 02
CIMON será o assistente virtual do astronauta alemão Alexander Gerst (Crédito: DLR)

Espera-se, assim, que o robô desempenhe um papel importante em futuras viagens espaciais ou mesmo nas tão aguardadas missões para Marte.  De acordo com a Airbus, o assistente virtual também poderá ter serventia na Terra, oferecendo assistência social e cuidados médicos em hospitais.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook