Virtualidade

Empresa planeja revolucionar a realidade virtual com sapatos inteligentes

A empresa austríaca Cybershoes GmbH desenvolveu uma solução imersiva de locomoção em realidade virtual (VR). A nova tecnologia abandona o design das esteiras omnidirecionais e adota uma cadeira giratória, oferecendo ao usuário a possibilidade de andar pelo mundo virtual com um par de sapatos inteligentes.

Como se sabe, dezenas de empresas estão buscando levar à VR ao próximo nível. As iniciativas envolvem construir cabines multissensoriais, simular condições ambientais como vento e temperatura, e até mesmo utilizar implantes de estimulação nervosa para tornar as experiências mais imersivas.

Contudo, quando o assunto é locomoção dentro do mundo virtual, os dispositivos mais conhecidos são, sem dúvida, as esteiras omnidirecionais. Com elas, o usuário pode se movimentar em qualquer direção no universo virtual (em 360º). E tudo isso sem que realmente tenha de “sair do lugar” no mundo real.

Com tais propriedades, as esteiras omnidirecionais naturalmente se tornaram muito populares entre os desenvolvedores de VR. A inconveniência é que esses dispositivos não apenas ocupam um espaço considerável –onde quer que sejam instalados – como, sobretudo, são bastante caros.

Cybershoes, os sapatos inteligentes

Os Cybershoes se apresentam como uma alternativa mais barata e menos espaçosa que as esteiras omnidirecionais. Os dispositivos buscam oferecer a mesma liberdade de movimento. Mas, em vez de esteiras, o usuário coloca um par de sapatos cibernéticos, que lhe concedem a capacidade de andar no mundo virtual.

O movimento de caminhada é muito intuitivo e o espaço virtual não é limitado pelo espaço real. – Cybershoes GmbH

sapatos inteligentes 01
Os Cybershoes contêm sensores que rastreiam seus passos (Crédito: Cybershoes GmbH)

Os Cybershoes contêm sensores que rastreiam seus passos enquanto você desliza seus pés em qualquer superfície plana. O detalhe curioso da experiência é que você anda estando sentado. Em síntese, você se movimenta no mundo virtual deslizando os pés no chão – enquanto permanece sentado em uma cadeira giratória.

Todos os movimentos feitos pelo usuário são transferidos para o headset de realidade virtual. – Cybershoes GmbH

sapatos inteligentes 02

Como toda e qualquer nova tecnologia, o sistema Cybershoes está longe de ser perfeito. Alguns usuários iniciais relataram, por exemplo, que se sentiram enjoados ao usar os “sapatos futuristas”. Outros comentaram que os dispositivos podem causar certo desconforto quando calçados por longos períodos.

sapatos inteligentes 03

Seja como for, a Cybershoes GmbH não apenas está comprometida a oferecer as melhorias necessários, como está pensando em usar os Cybershoes além da indústria de jogos. Dentre as possíveis aplicações estão: atividades de fisioterapia, treinamento em instalações industriais e tour virtual em imóveis.

Ainda em fase de testes, o novo sistema Cybershoes deverá ser lançado oficialmente em 2019.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook