Virtualidade

Empresa de tecnologia está usando realidade virtual para ajudar pacientes com câncer

Uma empresa de tecnologia está usando realidade virtual para auxiliar pessoas diagnosticadas com câncer. A OnComfort busca melhorar o atendimento clínico por meio da virtualidade, oferecendo aos pacientes ferramentas de autogestão de estresse, ansiedade e dor.

O objetivo da empresa é ajudar pacientes a lidar com a dor e o estresse associados ao tratamento do câncer, usando experiências imersivas em realidade virtual em vez de medicações ou terapias tradicionais:

Enfrentando o câncer

O estresse e a ansiedade são uma realidade para pacientes com câncer, seja antes, durante ou depois das intervenções e tratamentos. A dor também é constante muitas vezes, sendo a maior parte dos casos relacionadas à pressão do tumor junto aos ossos, nervos e órgãos do corpo.

Enquanto os cuidados de saúde normalmente enxergam a medicação como solução, a OnComfort busca oferecer uma solução diferente e, acima de tudo, não farmacológica, combinando experiências de realidade virtual para minimizar as aflições dos pacientes.

A ideia da empresa surgiu das experiências de Diane Jooris (fundadora e atual CEO), que teve de conviver com o câncer na família. Jooris ajudou o pai e a irmã tanto quanto possível, mas não conseguiu reduzir a dor e a ansiedade de seus entes queridos.

virtual 01
Diane Jooris teve de conviver com o câncer na família e decidiu fazer algo a respeito (Crédito: Reprodução/YouTube)

Insatisfeita com os tratamentos e técnicas tradicionais para enfrentar o câncer, Jooris decidiu cofundar a OnComfort com Gerald de Patoul, utilizando a realidade virtual para enfrentar o câncer:

A OnComfort aproveita a tecnologia da realidade virtual para ajudar a treinar os pacientes em técnicas de gerenciamento de estresse, dar-lhes informações fáceis de entender e ajudá-los a sentir mais controle, calma e conforto. – Diane Jooris

Aplicações

Hoje, a empresa OnComfort possui cinco aplicações baseadas em realidade virtual para distrair os pacientes durante procedimentos curtos, ajudá-los a se preparar para ressonâncias magnéticas, radioterapia e quimioterapia, e melhorar a eficácia do tratamento do câncer. São elas:

1. AQUA

Uma experiência imersiva que reduz a dor e a ansiedade, induzindo relaxamento em um ambiente submarino.

virtual aqua

2. AMO

Uma experiência que usa técnicas de hipnose clínica para aliviar dor e ansiedade enquanto o paciente sofre um procedimento invasivo curto.

virtual amo

3. KIMO

Uma experiência para uso em pediatria que distrai e capacita os pacientes, permitindo-lhes combater células de câncer em um cenário de realidade virtual antes e durante a quimioterapia.

virtual kimo

4. SPACIO

Também para pediatria, induz o relaxamento antes de uma ressonância magnética ou radioterapia, levando o paciente a se acostumar aos sons, ruídos e confinamento associados ao tratamento.

virtual spacio

5. STELLA

Esta aplicação usa a imersão da realidade virtual para distrair pacientes pediátricos durante curtos procedimentos, reduzindo os níveis de ansiedade.

virtual stella

Realidade virtual no tratamento do câncer

De acordo com a Diane Jooris, os aplicativos desenvolvidos pela OnComfort foram testados por 20 médicos em mais de 1.500 pacientes nos Estados Unidos e na Europa. As aplicações foram utilizadas em diferentes contextos clínicos, tais como oncologia e cardiologia.

Os testes produziram resultados positivos até o momento. Pacientes com câncer de mama que usaram a tecnologia pelo menos 15 minutos antes dos procedimentos agendados apresentaram uma redução de 50% na ansiedade e uma diminuição de 40% na dor em geral.

Embora a realidade virtual seja vista por muitas pessoas como uma tecnologia especulativa (sem utilização prática), os resultados positivos alcançados pela OnComfort revelam justamente o contrário, abrindo caminhos para futuras aplicações da tecnologia em outros subcampos da Medicina.

A empresa está motivada para enfrentar o seu próximo desafio: obter a aprovação para usar a realidade virtual em hospitais e centros médicos. Se tudo correr bem durante o processo regulatório, a OnComfort poderá revolucionar os tratamentos médicos no futuro, salvando milhares de vidas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook