corpo
Tecnologia

Com essa nova pulseira você poderá controlar a temperatura do seu próprio corpo

Embr Wave é um termostato portátil que oferece alívio térmico em poucos instantes

Uma equipe de cientistas do MIT desenvolveu um termostato portátil capaz de aquecer ou esfriar o corpo humano com um simples clique. Chamado Embr Wave, o dispositivo permite ao usuário controlar a temperatura que deseja sentir, oferecendo alívio térmico em poucos instantes.

Embr Wave, o termostato portátil

Fabricado pela Embr Labs, a pulseira seria a solução para situações em que sentimos desconforto térmico – sobretudo quando não temos controle sobre o termostato do ambiente. Ao pressionar um botão, Embr Wave ajuda o usuário a sentir mais frio ou mais calor para deixá-lo confortável.

É um produto para pessoas com muito calor ou frio, oferecendo alívio térmico. O que faz é que aquece e esfria um ponto em seu corpo e ajuda você a melhorar o seu conforto, sem alterar a temperatura do seu núcleo. – Sam Shames (Cofundador da Embr Labs)

corpo dispositivo

Embr Wave permite ao usuário controlar a temperatura que deseja sentir (Crédito: Embr Labs)

Embora o dispositivo não seja capaz de alterar o clima externo ou a temperatura do núcleo corporal, a mudança de temperatura no pulso é suficiente para que o usuário se sinta ligeiramente diferente. Em síntese, o que a pulseira faz é induzir o corpo e o cérebro a perceber uma nova temperatura.

O sentimento é como ter suas mãos em torno de uma xícara de café quente no inverno (…) ou colocar seus dedos no oceano depois de um dia caloroso. Então, realmente não muda a temperatura do seu núcleo. Muda a temperatura do pulso enquanto você o usa. – Sam Shames (Cofundador da Embr Labs)

Efeito Peltier no corpo humano

A mágica por trás do Embr Wav se chama efeito Peltier (ou efeito termoelétrico). O fenômeno, descoberto pelo físico francês Jean Charles Athanase Peltier em 1834, é causado por uma corrente elétrica que flui através da união de dois condutores diferentes.

À medida que a corrente se move de um condutor para outro, a transferência de energia faz com que um lado se aqueça e o outro esfrie. A Embr Wav é basicamente a execução desta teoria de Peltier, que ocorre por meio de uma pequena bateria anexada à pulseira.

Quando colocado contra a pele, o dispositivo faz o usuário se sentir refrescado (ou aquecido), reduzindo (ou aumentando) a temperatura do pulso durante alguns segundos. Em vez de fornecer uma corrente constante de aquecimento ou resfriamento, a pulseira pulsa ondas curtas de flutuação de temperatura.

corpo pulseira

O dispositivo oferece alívio térmico em poucos instantes (Crédito: Embr Labs)

De acordo com a Embr Labs, o ponto principal da inovação é mostrar às pessoas que a experiência subjetiva de temperatura é mais poderosa do que parece. O método é considerado o meio mais efetivo para alterar a percepção térmica e proporcionar uma sensação de alívio imediato.

A Embr Labs iniciou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter para viabilizar a produção da pulseira a partir de janeiro de 2018. De um objetivo inicial de US$ 100.000, a empresa já arrecadou US$ 439.182. Saiba mais sobre a tecnologia no vídeo a seguir:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook