Negócios

Conheça as 16 profissões do futuro no campo da Realidade Virtual

Muitos pesquisadores, cientistas e acadêmicos enxergam o avanço da tecnologia como uma força disruptiva capaz de transformar nossas profissões e todo o nosso sistema socioeconômico. Para eles, a substituição do homem por máquinas aumentará (e muito) nas próximas décadas.

Alguns chegam a sustentar que as mudanças serão tão rápidas e drásticas que o mercado será incapaz de criar novas oportunidades para aqueles que perderam seu trabalho. Nesse cenário, as máquinas assumiriam nosso papel, nos tornaríamos obsoletos e seria o fim do trabalho como o conhecemos.

Na contramão deste pensamento, a organização indiana NASSCOM acredita que o futuro do trabalho não será assim tão desanimador. Para a organização, a natureza do trabalho irá mudar nos próximos anos, mas também irão mudar as habilidades dos profissionais, que se adaptarão às transformações.

Embora a NASSCOM reconheça que muitos empregos irão desaparecer no futuro, diversas profissões serão criadas com as novas tecnologias e ferramentas que estão chegando, trazendo oportunidades a todos.

Em parceria com o Boston Consulting Group (BCG), a organização analisou 8 campos tecnológicos (Realidade Virtual, Internet das Coisas, Big Data Analysis, Impressão 3D, Computação em Nuvem, Redes Sociais e Mobile, Inteligência Artificial e Robótica) e elaborou uma relação com 55 profissões que ganharão relevância no futuro.

O Futuro Exponencial imaginou que ficaria cansativo ler a lista completa com 55 profissões (e suas respectivas descrições) em um único post. Por isso, vamos apresentar hoje as 16 profissões do futuro no campo da realidade virtual e, nos próximos textos, os demais campos. Você está pronto?

Profissões do futuro

profissões 01

1. Artista de efeitos visuais

Profissional responsável por criar animações geradas por computador e efeitos especiais para jogos, filmes, documentários e comerciais.

2. Artista gráfico 3D

Profissional que se dedica a criar animações e gráficos 3D usando programas de ilustração, bem como produzir esculturas grandes ou pequenas de qualquer material.

profissões 02
O artista gráfico 3D cria animações e gráficos usando programas de ilustração (Crédito: Shutterstock)

3. Analista de negócios

Profissional que busca encontrar as melhores oportunidades de negócios, analisar as tendências do mercado, criar novos produtos e recriar produtos existentes. O analista de negócios está sempre procurando novos caminhos para a empresa.

4. Analista de segurança de informações

Profissional que detecta e impede ameaças cibernéticas em uma organização, descobrindo as fraquezas da infraestrutura (software, hardware e redes) e encontrando maneiras de proteger arquivos digitais e sistemas de informação contra acesso, modificação e/ou destruição não autorizados.

profissões 03
O analista de segurança de informações detecta e impede ameaças cibernéticas (Crédito: Shutterstock)

5. Arquiteto de sensores

Profissional responsável por especificar, arquitetar, prototipar e conduzir a implantação de vários sistemas de sensores em produtos.

6. Arquiteto de soluções

Profissional que se dedica a entender os problemas de uma empresa para propor a melhor solução tecnológica às necessidades do negócio. O arquiteto de soluções ajuda os programadores e gerentes de projetos na concepção e planejamento de projetos de qualquer tipo.

profissões 04
O arquiteto de soluções propõe a melhor saída tecnológica para as necessidades do negócio (Crédito: Shutterstock)

7. Cientista óptico

Profissional responsável por desenvolver sistemas ópticos (incluindo sensores) e blocos de construção de tecnologias relacionadas para fins de criar arquiteturas de produtos para as próximas gerações.

8. Desenvolvedor de aplicativos

Profissional responsável pela criação de códigos que originam programas e sistemas para smartphones e tablets, sistemas operacionais de computador, jogos e programas para gerenciar contas correntes, entre tantos outros.

9. Designer de interface do usuário

Profissional que antecipa as necessidades do usuário para garantir que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo uma experiência amigável (user-friendly experience) sem causar frustrações.

profissões 05
O designer de interface do usuário cria elementos de fácil acesso e uso para evitar frustrações (Crédito: Shutterstock)

10. Designer de som

Profissional que planeja e fornece os efeitos de som de uma peça. A partir do estudo de um roteiro, o designer de som desenvolve os efeitos e as músicas para se adequar aos contextos específicos de determinado jogo ou filme.

11. Engenheiro de modelagem 3D

Profissional responsável por elaborar modelos dinâmicos, materiais, desenhos de instalação de protótipo e demais ferramentas tridimensionais para oferecer suporte à construção do produto principal.

12. Engenheiro de hardware de produtos

Profissional que busca resolver problemas sistêmicos (capazes de afetar a estrutura como um todo) dos produtos. Muitas vezes também deve solucionar problemas relativos ao design do produto, buscando aprimorá-lo para os usuários.

13. Engenheiro de testes de realidade virtual

Profissional responsável por conduzir testes em softwares de produtos para verificar que todos os componentes usados no sistema estão funcionando perfeitamente.

profissões 06
Engenheiro de testes de VR se certifica de que tudo está funcionando perfeitamente (Crédito: Shutterstock)

14. Engenheiro de software (dispositivos de realidade virtual)

Profissional que desenvolve softwares e programas computacionais. O engenheiro de software desenha novos programas, jogos e plataformas digitais, além de fazer sua manutenção e revisão.

15. Engenheiro de visão computacional

Profissional que também desenvolve softwares, mas, durante a construção dos programas, utiliza sistemas artificiais inteligente para interagir e aprender sobre os usuários, como é o caso do Machine Learning.

16. Tecnólogo de serviços

Profissional responsável pela realização de testes de qualidade e engenharia de produtos. O tecnólogo de serviços contribui também com suporte técnico, incluindo visitas a um número determinado de clientes.


O que você achou das 16 profissões do futuro no campo da realidade virtual? No próximo post, apresentaremos as novas oportunidades que surgirão no campo da Internet das Coisas. Até lá!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook