profissões
Negócios

As 6 profissões do futuro no campo das Mídias Sociais

Conheça a relação elaborada pela organização NASSCOM e pelo Boston Consulting Group

Recentemente, a organização indiana NASSCOM e o Boston Consulting Group uniram forças para analisar 8 campos tecnológicos e imaginar como será o futuro do trabalho. O estudo resultou na elaboração de uma lista com 55 (cinquenta e cinco) profissões que ganharão relevância nos próximos anos.

O Futuro Exponencial já apresentou as profissões do futuro nos campos da Realidade Virtual, Internet das Coisas, Big DataImpressão 3D e Computação em Nuvem. Optou-se por apresentar o conteúdo em posts separados para não cansar o(a) leitor(a) com uma longa lista de profissões (e suas respectivas descrições).

Assim, continuando a relação elaborada pela organização NASSCOM e pelo Boston Consulting Group, hoje veremos as 6 profissões do futuro no campo das Mídias Sociais. Vamos lá?

As 6 profissões do futuro no campo das Mídias Sociais

profissões mídias 01

1. Consultor de Marketing Digital

Profissional que atua de forma estratégica para auxiliar empresas a estipular um conjunto de diretrizes de ações de marketing – tanto online quanto, às vezes, offline – que garantam a exposição e o retorno da marca nas mídias digitais. O consultor de Marketing Digital embasa as decisões dos gestores do negócio.

2. Desenvolvedor de aplicações

Profissional responsável por desenvolver aplicações e sistemas para dispositivos móveis, como tablets, smartphones, computadores de bolso, consoles portáteis. O trabalho do desenvolvedor de aplicações envolve, na maioria das vezes, a combinação de diversas tecnologias (como GPS, touch, WAP, etc).

profissões mídias 02

O desenvolvedor de aplicações projeta sistemas para dispositivos móveis combinando tecnologias (Crédito: Shutterstock)

3. Designer de experiência do usuário

Profissional que antecipa as necessidades do usuário para garantir que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização. O designer de experiência (UX, na sigla em inglês) se preocupa com a experiência do usuário terá ao manusear determinado aplicativo ou solicitar determinado serviço.

4. Designer de interface do usuário

Profissional que também antecipa as necessidades do usuário para garantir que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização. Enquanto o UX está preocupado com a experiência do usuário, o designer de interface (UI) está preocupado com a maneira como o usuário alcançará esta experiência.

profissões mídias 03

O designer de interface está preocupado com a maneira como o usuário alcançará a experiência (Crédito: Shutterstock)

5. Engenheiro de testes

Profissional responsável por conduzir testes em softwares em redes e sistemas com a finalidade de verificar se todos os componentes utilizados estão funcionando perfeitamente e se há necessidade de reparos ou atualizações.

6. Gerente de mídias sociais

Profissional que organiza as ações de marketing e relacionamento associadas às redes sociais e suas diversas mídias. O gerente de mídias sociais funciona como agente de marketing (promovendo eventos de divulgação) e como ouvidor da empresa (melhorando o relacionamento entre a empresa e seus clientes).

profissões mídias 04

O gerente de mídias sociais funciona como agente de marketing e como ouvidor da empresa (Crédito: Shutterstock)


No próximo post, conheceremos as 12 profissões do futuro no campo da Inteligência Artificial.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook