Negócios

As 7 profissões do futuro no campo da Impressão 3D

A organização indiana NASSCOM decidiu unir forçar com o Boston Consulting Group para analisar 8 campos tecnológicos e imaginar o futuro do trabalho. A parceria resultou na elaboração de uma lista com 55 (cinquenta e cinco) profissões que ganharão relevância nos próximos anos.

Em posts anteriores, o Futuro Exponencial apresentou as profissões do futuro nos campos da Realidade Virtual (leia aqui), Internet das Coisas (leia aqui) e Big Data (leia aqui). Hoje vamos apresentar as 7 profissões do futuro no campo da Impressão 3D. Você está preparado?

Profissões do futuro no campo da Impressão 3D

profissões 3D

1. Arquiteto de soluções

Profissional que se dedica a entender os problemas de uma empresa para propor a melhor solução tecnológica às necessidades do negócio. O arquiteto de soluções ajuda os programadores e gerentes de projetos na concepção e planejamento de projetos de qualquer tipo.

2. Artista gráfico 3D

Profissional que se dedica a criar animações e gráficos 3D usando programas de ilustração, bem como produzir esculturas grandes ou pequenas de qualquer material.

3. Engenheiro de análise de materiais

Profissional responsável por controlar o estoque e gerenciamento de materiais, elaborando novas formas de organização do inventário e maneiras mais eficientes de coordenar a oferta e a demanda.

4. Engenheiro de corte

Profissional responsável por operar o software de corte (slicing), traduzindo modelos 3D em instruções que a impressora entenda, e aumentando, consequentemente, a qualidade da impressão.

profissões slicing
O engenheiro de corte traduz modelos 3D em instruções que a impressora entenda (Crédito: Shutterstock)

5. Engenheiro de modelagem 3D

Profissional responsável por preparar modelos e desenhos de fabricação de estruturas usando softwares específicos como SolidWorks. O engenheiro de modelagem 3D melhora a eficiência e a estética dos projetos da empresa.

profissões modelador
O engenheiro de modelagem prepara modelos e desenhos de fabricação de estruturas (Crédito: Shutterstock)

6. Engenheiro de testes de sistemas

Profissional responsável por conduzir testes em softwares em redes e sistemas com a finalidade de verificar se todos os componentes utilizados estão funcionando perfeitamente.

7. Técnico de impressão 3D

Profissional que realiza a manutenção regular e preventiva nas impressoras 3D da fábrica e outros equipamentos, envolvendo atividades como limpeza, montagem, acabamento e embalagem.

profissões técnico
O técnico de impressão 3D realiza a manutenção regular e preventiva nas máquinas (Crédito: Shutterstock)

O que você achou das 7 profissões do futuro no campo da Impressão 3D? No próximo post, apresentaremos as novas oportunidades que surgirão no campo do Cloud Computing.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook