computação em nuvem
Negócios

Conheça as 3 profissões do futuro no campo da Computação em Nuvem

A relação foi elaborada pela NASSCOM e pelo Boston Consulting Group

Em união de esforços com o Boston Consulting Group, a organização indiana NASSCOM analisou recentemente  8 campos tecnológicos para imaginar como será o futuro do trabalho. A parceria originou uma lista com 55 (cinquenta e cinco) profissões que ganharão relevância nos próximos anos. O Futuro Exponencial já apresentou as profissões do futuro nos campos da Realidade Virtual, Internet das Coisas, Big Data e Impressão 3D. Hoje veremos as 3 profissões do futuro no campo da Computação em Nuvem (Cloud Computing).

Computação em Nuvem

A Computação em Nuvem é um novo paradigma na área da Tecnologia da Informação (TI), que nos permite acessar arquivos, dados e aplicações de qualquer lugar e a qualquer momento. O campo não exige quaisquer instalações locais para armazenar dados, mas apenas uma conexão com a Internet.

Na definição da Amazon Web Services,

A computação em nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços de nuvem via Internet com uma definição de preço conforme o uso. – Amazon Web Services

As empresas que oferecem atualmente os serviços de computação são denominadas provedoras de armazenamento em nuvem (ou provedoras de serviços de nuvem) e cobram pelos serviços com base no uso. Dentre elas, além da própria Amazon Web Services, estão Google Cloud Storage, IBM e Microsoft.

Confira a seguir as as 3 profissões do futuro no campo do Cloud Computing:

computação em nuvem 01

1. Engenheiro de migração

É o profissional responsável por analisar sistemas, identificar problemas, avaliar dados e conceber soluções para problemas relacionados à computação em nuvem. Deve dominar softwares como VMware e Microsoft Exchange e saber desenvolver sistemas, aplicações e configurações de rede.

2. Arquiteto de computação em nuvem

É o profissional de TI responsável por supervisionar a estratégia de Cloud Computing de uma empresa. Suas atividades incluem inclui delinear planos de adoção de nuvem, design de aplicativos em nuvem e gerenciamento e monitoramento de nuvem.

computação em nuvem 02

O arquiteto de computação em nuvem supervisiona a estratégia de Cloud Computing (Crédito: Shutterstock)

3. Engenheiro de software para computação em nuvem

Profissional que desenvolve softwares relacionados a Cloud Computing. Na falta do arquiteto de computação em nuvem no âmbito da empresa, pode eventualmente assumir as atividades de planejamento, gerenciamento, manutenção e suporte.

computação em nuvem 03

O engenheiro de software para computação em nuvem pode realizar planejamento e suporte (Crédito: Shutterstock)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook