campo
Negócios

Conheça as 6 profissões do futuro no campo do Big Data

A relação foi elaborada pela NASSCOM e pelo Boston Consulting Group

A organização NASSCOM e o Boston Consulting Group uniram forças para analisar 8 campos tecnológicos e imaginar como será o futuro do trabalho. O estudo resultou na elaboração de uma lista com 55 (cinquenta e cinco) profissões que ganharão relevância nos próximos anos. Em posts anteriores, o Futuro Exponencial apresentou as profissões do futuro no campo da Realidade Virtual (leia aqui) e na esfera da Internet das Coisas (leia aqui).

Hoje, iremos revelar as 6 profissões no campo do Big Data. Você está preparado?

As profissões do futuro no campo do Big Data

campo 01

1. Analista de dados

Profissional que coleta, compila, analisa e interpreta dados, buscando avaliar os riscos e as consequências das decisões tomadas pela empresa. A análise dos dados pode também ser direcionada para abranger novas estratégias de marketing e alcançar melhores resultados nas vendas.

campo 02

Profissional que, a partir dos dados, avalia os riscos das decisões tomadas pela empresa (Crédito: Shutterstock)

2. Arquiteto de dados

Profissional responsável pela arquitetura (desde sistemas de bases de dados até a modelagem dos dados e sua manutenção) e administração dos dados (manutenção dos modelos e dicionários de dados) de uma organização.

campo 03

Profissional responsável pela arquitetura e administração dos dados de uma organização (Crédito: Shutterstock)

3. Analista de negócios

Profissional que busca encontrar as melhores oportunidades de negócios, analisar as tendências do mercado, criar novos produtos e recriar produtos existentes. O analista de negócios está sempre procurando novos caminhos para a empresa.

4. Arquiteto de soluções

Profissional que se dedica a entender os problemas de uma empresa para propor a melhor solução tecnológica às necessidades do negócio. O arquiteto de soluções ajuda os programadores e gerentes de projetos na concepção e planejamento de projetos de qualquer tipo.

5. Cientista de dados

Profissional com habilidades técnicas (principalmente nas áreas de matemática, ciência da computação e análise de tendências) que busca resolver dificuldades e descobrir os problemas complexos que precisam ser resolvidos.

campo 04

Profissional com habilidades técnicas que busca descobrir os problemas complexos da empresa (Crédito: Shutterstock)

6. Integrador de dados

Profissional responsável por oferecer segurança, organização, acessibilidade e, principalmente, facilitar o acesso às informações disponíveis no banco de dados de determinada empresa ou organização.


No próximo post, apresentaremos as profissões do futuro no campo da Impressão 3D.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook