Educação

Os 6 problemas do nosso sistema de educação

Com a missão de tornar a aprendizagem mais envolvente, gratificante e relevante, a NEXT School elaborou um vídeo apresentando os 6 problemas do nosso sistema de educação. Entenda por que nossos jovens estão aprendendo dentro de uma estrutura concebida para um mundo que já não existe mais:

Os 6 problemas do nosso sistema de educação (transcrição)

Existe um sentimento crescente hoje de que algo está errado com o nosso sistema de educação. Mas o que é? Bem, nós mandamos nossas crianças à escola para prepará-las para o mundo real, que está mudando muito, muito rápido. Mas as nossas escolas não mudaram muito por centenas de anos.

De fato, pensadores do mundo inteiro concordam que o atual sistema de educação foi projetado na Era Industrial, basicamente para produzir trabalhadores de fábrica. E essa mentalidade da Era Industrial de produção em massa e controle de massa ainda corre fundo nas escolas.

sistema de educação 01
Valores da Era Industrial, falta de autonomia/controle e aprendizado inautêntico (Reprodução/YouTube)

Problema 1 – Valores da Era Industrial

Nós educamos crianças por lotes. E governamos suas vidas tocando sinos. O dia inteiro, estudantes não fazem nada a não ser seguir instruções. Sentem-se. Peguem seus livros. Abram na página 40. Resolvam o problema número 3. Parem de falar. Na escola, você é recompensado por fazer exatamente o que foi mandado.

Esses são valores da Era Industrial, que eram muito importantes para trabalhadores de fábricas. O sucesso deles dependia de seguir instruções e fazer exatamente o que eram mandados. Mas, no mundo de hoje, o quão longe você consegue chegar simplesmente seguindo instruções?

O mundo moderno valoriza pessoas que podem ser criativas, que podem comunicar suas ideias e colaborar com os outros. Mas as nossas crianças não ganham a chance de desenvolver tais habilidades em um sistema que é baseado em valores da Era Industrial.

Problema 2 – Falta de autonomia/controle

Na escola, nossas crianças experienciam um completa falta de autonomia e controle. Todo minuto da vida de uma criança é firmemente controlado pelo sistema. Mas, no mundo de hoje, se você está fazendo um trabalho importante, então você está gerenciando o seu próprio tempo. Você está domando suas próprias decisões sobre o que fazer e quando fazê-lo.

Mas a vida na escola parece bem diferente. O sistema está mandando uma mensagem perigosa para nossas crianças, que elas não estão no controle de suas vidas. Elas apenas tem de seguir o que está estabelecido, ao invés de tomar as rédeas e aproveitar ao máximo suas vidas.

Especialistas acreditam que a autonomia é incrivelmente importante para crianças. Não é surpresa então que nossas crianças estejam entendiadas e desmotivadas com a escola. Você consegue imaginar como você se sentiria se lhe fosse dito o que fazer por todos os minutos de sua vida?

Problema 3 – Aprendizado inautêntico

A maioria do aprendizado que acontece nas escolas hoje não é autêntico porque depende de memorização e repetição. O sistema define um conjunto genérico de conhecimentos que todas as crianças devem saber. E então, a cada poucos meses, medimos o quanto foi retido administrando exames.

Nós sabemos que tal aprendizado não é autêntico porque a maior parte dele vai embora no dia depois do exame. O aprendizado pode ser muito mais profundo e mais autêntico. O aprendizado pode ser muito mais do que apenas memorização e retenção.

Mas isso é a única coisa que medimos e notas de testes são as únicas coisas que valorizamos. Isso criou uma cultura extremamente não saudável para estudantes, pais e professores. Crianças estão gastando incontáveis horas com reforço, ficando acordados a noite inteira memorizando fatos inúteis, que elas vão esquecer logo.

sistema de educação 02
Sem espaço para paixões/interesses, como aprendemos e aulas/palestras (Reprodução/YouTube)

Problema 4 – Sem espaço para paixões/interesses

Nós temos um sistema extremamente padronizado, onde cada criança deve aprender a mesma coisa, ao mesmo tempo e do mesmo jeito de que todas as outras. Isso não respeita o fato básico de ser humano, de que cada um de nós é único e diferente à nossa própria maneira.

Nós todos temos paixões e interesses diferentes. E a chave para a realização na vida é encontrar a sua paixão. Mas as escolas de hoje ajudam as crianças a encontrar e desenvolver suas paixões? Parece não haver espaço no sistema de educação atual para as perguntas mais importantes na vida de uma criança:

“No que eu sou bom?”, “O que eu quero fazer na vida?”, “Como eu me encaixo neste mundo?”. O sistema não parece se importar. Há tantas pessoas altamente talentosas que falharam no sistema de educação tradicional.

Felizmente, elas foram capazes de superar essas falhas. Mas nem todas podem. Nós não temos como medir quanto talento, quanto potencial passa sem ser reconhecido no atual sistema.

Problema 5 – Como aprendemos

Cada um de nós é diferente também na maneira como aprende, em quanto tempo leva para aprender algo e em relação a quais ferramentas e recursos podem funcionam melhor.

Mas o sistema não tem espaço para tais diferenças. Então, se você é um pouco lento para aprender algo, você é considerado um fracasso, quando tudo que você precisava era um pouco mais de tempo para alcançar.

Problema 6 – Aulas/Palestras

No sistema atual, crianças assistem mais de 5 horas de aulas/palestras por dia. Mas existem alguns grandes problemas com aulas. Sal Khan, da Khan Academy, chama as aulas/palestras de uma “experiência fundamentalmente desumanizadora, [onde ficam] trinta crianças com dedos em seus lábios, sem poder interagir umas com as outras”.

Também, em qualquer sala de qualquer, diferentes estudantes estão em diferentes níveis de entendimento. Agora, independente do que o professor faça, existem estudantes que estão entendiados porque estão adiantados ou confusos porque estão atrasados.

Por causa da Internet e das mídias digitais, nossas crianças têm na ponta de seus dedos todas as informações do mundo. A tecnologia tornou possível que qualquer pessoa aprenda qualquer coisa. Mas, pelo medo de perder o controle, o sistema não está aproveitando esses recursos. O nosso sistema de educação, que evoluiu na Era Industrial, se tornou desatualizado e ineficaz.

Se nós queremos preparar nossas crianças para o mundo moderno, se nós queremos que o aprendizado seja eficaz e engajado, então não há dúvida de que nós precisamos mudar, fundamentalmente, o nosso sistema de educação.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar