restaurante
Cultura

Empresa de arquitetura planeja construir primeiro restaurante submarino da Europa

Chamado Under, o projeto será construído ao sul da Noruega

A empresa de arquitetura Snøhetta revelou planos para construir o primeiro restaurante submarino da Europa. O projeto será construído próximo à vila de Båly, na região norueguesa de Lindesnes (na ponta mais ao sul do país), e funcionará também como um centro de pesquisa marinha.

Chamado Under, o edifício compreenderá uma caixa de concreto resistente com metade do seu corpo no litoral e a outra metade debaixo d’água. O restaurante terá capacidade para até 100 pessoas, que através de uma enorme janela panorâmica poderão observar a vida marinha em primeira mão.

restaurante 01

O restaurante terá capacidade para até 100 pessoas (Crédito: Snøhetta)

O primeiro restaurante submarino da Europa

Através de sua arquitetura única, Under almeja oferecer uma experiência subaquática inspiradora, ativando todos os sentidos dos visitantes – tanto físicos quanto intelectuais. O edifício será instalado a 5 metros de profundidade, oferecendo uma visão privilegiada da biodiversidade marinha.

A sala de jantar do restaurante será totalmente arborizada e conterá uma janela panorâmica de 11 metros de largura. Uma vez estabelecidos, os visitantes desfrutarão de uma cozinha de alta qualidade com frutos do mar de origem local, como bacalhau, lagosta e mexilhões.

restaurante 02

O restaurante oferecerá uma visão privilegiada da biodiversidade marinha (Crédito: Snøhetta)

Mais do um restaurante

O edifício funcionará também como um recife artificial. Os muros terão um metro de espessura para suportar a pressão e os choques do ambiente subaquático. Já externamente, o concreto terá uma textura áspera para incentivar os mexilhões a se unir à estrutura.

À medida que a comunidade de moluscos se densifica, o monólito submerso se tornará um recife de mexilhão artificial que funcionará dualmente para enxaguar o mar e naturalmente atrairá mais vida marinha para suas águas purificadas. – Snøhetta

Fora do horário de funcionamento, partes do restaurante serão dedicadas a um centro de pesquisa. Equipes de pesquisadores estudarão a biologia marinha e também ajudarão a otimizar as condições para que peixes e mariscos possam prosperar nas proximidades do restaurante.

restaurante 03

O edifício funcionará ainda como centro de pesquisa e recife artificial (Crédito: Snøhetta)

Snøhetta é liderada pelos arquitetos Craig Dykers e Kjetil Trædal Thorsen. A empresa projetou uma série de edifícios à beira-mar, como a Ópera de Oslo e um deslumbrante hotel nas ilhas Lofoten, ambos na Noruega. Under marca agora a primeira incursão do estúdio na arquitetura subaquática.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook