Sustentabilidade

Holanda está construindo a primeira fazenda flutuante do mundo

A empresa holandesa Beladon está construindo a primeira fazenda flutuante do mundo. Localizada em Roterdã, na Holanda, a instalação inicialmente abrigará 40 vacas, que serão ordenhadas por robôs. A estrutura, prevista para ser concluída ainda neste ano, produzirá em torno de 800 litros de leite por dia.

Em síntese, Floating Farm será integralmente dedicada à produção de laticínios. De acordo com os idealizadores do projeto, Minke e Peter van Wingerden, a estrutura permanecerá flutuando nas águas do porto de Merwehaven, em Roterdã. A iniciativa como um todo envolverá o investimento de US$ 2,9 milhões.

A ideia do projeto surgiu quando Minke e Peter estavam em Nova York, em 2012. Na ocasião, tiveram o infortúnio de presenciar a força do furacão Sandy. Para conter cenários devastadores de novos ciclones, o casal projetou a fazenda para se adaptar às mudanças climáticas e, sobretudo, resistir a furacões.

Vendo a devastação causada pelo furacão Sandy, fiquei impressionado com a necessidade de produzir alimentos o mais próximo possível dos consumidores. – Peter van Wingerden

Uma fazenda flutuante de laticínios

Em síntese, a instalação terá três níveis. O nível inferior da fazenda contará com máquinas para processar e embalar os laticínios. O nível intermediário acomodará as vacas e os robôs, cuja função será ordenhá-las. Enfim, o terceiro nível será destinado ao cultivar de trevo e grama, que serão usados para alimentar as vacas.

fazenda flutuante 01
Em síntese, a instalação terá três níveis (Crédito: Beladon)

Leia também:

  • Filipinas planejam construir uma cidade livre de poluição de US$ 14 bilhões (aqui)
  • A maior estufa tropical de cúpula única está chegando à França (aqui)

Cultura de reciclagem

Conforme Peter van Wingerden, a fazenda irá reciclar o máximo que puder. Em resumo, as vacas serão alimentadas com produtos residuais de Roterdã. Por exemplo, grãos de cervejarias locais e subprodutos de usinas. Além disso, a Beladon também planeja processar o esterco das vacas e vendê-lo como fertilizante natural.

fazenda flutuante 02
A fazenda será integralmente dedicada à produção de laticínios (Crédito: Beladon)

Os próximos passos

Em suma, os planos da Beladon são bastante ambiciosos. Após o lançamento do projeto de Roterdã, a empresa pretende inaugurar uma fazenda de frangos e uma estufa agrícola. Ambas, é claro, flutuantes. De acordo com Minke Van Wingerden, as instalações deverão ser inauguradas na China e em Cingapura.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook