hyperloop
Transportes

Conheça os planos da Virgin Hyperloop One para construir um futuro supersônico

A empresa está decidida a oferecer aquilo que chama de "experiência hyperloop"

O hyperloop é um conceito inovador de transporte de alta velocidade, que se tornou popular principalmente por causa de Elon Musk. O sistema envolve a levitação magnética de pods (“vagões”) capazes de transportar passageiros ou cargas da extremidade de um tubo para outro.

Esta tecnologia está hoje sendo desenvolvida por uma série de empresas, tais como a canadense TransPod, a indiana DGWHyperloop e a estadunidense AECOM. Contudo, dentre as iniciativas, a Virgin Hyperloop One é, sem dúvida, a única com um protótipo em grande escala.

Os planos da Virgin Hyperloop One

A empresa – recentemente renomeada após um investimento milionário de Richard Branson – está tão confiante com o potencial de seu protótipo que desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis. O objetivo? Antecipar a experiência que os usuários terão quando o transporte supersônico for realmente lançado.

hyperloop 01

O conceito do Hyperloop envolve a levitação magnética de pods (Crédito: Virgin Hyperloop One)

Projetado em parceria com a empresa de mapeamento e navegação HERE Technologies, o software ilustra como será fácil viajar no futuro com o hyperloop. O aplicativo permitirá aos clientes agendar suas viagens supersônicas não apenas de uma cidade para outra, como também de “porta a porta”.

hyperloop 02

A empresa é a única com um protótipo em grande escala (Crédito: Virgin Hyperloop One)

Mas como exatamente seria a experiência do usuário? Bem, imagine que você esteja em Las Vegas e queira se deslocar até a cidade de Los Angeles. Neste caso, o aplicativo forneceria um itinerário completo, incluindo:

a) instruções para andar a pé, mesmo dentro de casa(!);

b) a convocação de um Uber até a estação de Las Vegas;

c) o agendamento e pagamento da viagem (com duração de 30 minutos);

d) a convocação de mais um Uber (ou indicação de transporte público) até o destino final.

Em resumo, o software funciona como um planejador de viagens multimodais, organizando as informações de deslocamento em tempo real e montando itinerários personalizados. Embora o transporte esteja há anos (ou décadas) de ser lançado, a ideia é apresentar como será a “experiência Hyperloop”.

Estamos dando ao público um gostinho do que será a experiência da Virgin Hyperloop One ao divulgar publicamente o nosso pod e demonstrar como os passageiros irão experimentar a reserva de uma viagem. – Rob Lloyd (CEO da Virgin Hyperloop One)

hyperloop 03

O aplicativo funciona como um planejador de viagens multimodais (Crédito: CNET)

A Virgin Hyperloop One pretende disponibilizar o aplicativo ao público nos próximos meses. A iniciativa não terá grande utilidade até que a empresa comece a instalar os tubos entre as cidades, mas, sem dúvida, fornecerá um vislumbre de como poderá ser um futuro supersônico.

Enquanto este dia não chega, vale a pena conferir o desempenho do Virgin Hyperloop One XP-1, o pod de primeira geração da empresa, que será usado para transportar pessoas e cargas. O veículo supersônico conseguiu atingir incríveis 387 km/h durante a terceira fase de testes:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook