Tecnologia

Agora você pode pilotar um drone sem usar as mãos

Cientistas suíços desenvolveram uma técnica para pilotar drones que não exige usar as mãos. O novo método envolve a utilização de um headset de realidade virtual e um traje de captura de movimentos. Com os utensílios, o usuário é capaz de manobrar o drone com precisão – usando apenas o torso.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista PNAS, a técnica possibilita controlar o drone de forma intuitiva. Em síntese, a interface é baseada em gestos e supera um joystick padrão em termos de tempo de aprendizagem. Além disso, a própria capacidade de manipulação (dirigibilidade) é aprimorada.

Leia também:

  • Nova capa da revista Time foi produzida com a ajuda de 958 drones (aqui)
  • Suíça está desenvolvendo um sistema para monitorar drones em todo o país (aqui)

Pilotar um drone sem usar as mãos

O método exigiu meses para ser desenvolvido. Durante o processo de coleta de dados, os cientistas perceberam que a maioria dos voluntários mantinha os braços abertos – como se fossem asas –, ao mesmo tempo em que moviam seus torsos. Dessa forma, a equipe notou um padrão de movimento comum entre os voluntários.

pilotar 01

Usar seu torso realmente dá a sensação de que você está realmente voando. –Jenifer Miehlbradt (pesquisadora envolvida no projeto)

Os cientistas perceberam também que os voluntários queriam naturalmente levantar os braços durante os testes. A princípio, esse comportamento foi visto como um problema. Afinal, em poucos minutos os usuários estariam com seus braços cansados e não teriam mais interesse em pilotar o drone.

Fly Jacket

Mas os pesquisadores projetaram um traje com suportes para sustentar os braços dos voluntários durante o voo. Além disso, como a maior parte dos movimentos acontecia na parte superior do corpo, foram reduzidos o número de sensores de captura de movimento (de 19 para 4). O resultado você confere a seguir:

De acordo com os cientistas da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), a técnica tem potencial para substituir os joysticks. Os pesquisadores estão confiantes de que, no futuro, as pessoas não mais usarão as mãos para pilotar drones. Tudo será intuitivo, como se estivéssemos realmente voando.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook