parque eólico
Energia

Escócia inaugura primeiro parque eólico flutuante do mundo

Chamada Hywind Scotland, a instalação é composta por cinco aerogeradores

O primeiro parque eólico flutuante do mundo foi inaugurado nesta semana na Escócia – e já está produzindo eletricidade. Composto por cinco gigantescos aerogeradores, Hywind Scotland deverá gerar energia suficiente para abastecer em torno de 20 mil famílias.

As turbinas eólicas foram construídas na Noruega e arrastadas pelo Mar do Norte ao longo dos últimos meses, antes de ser ancoradas na costa de Aberdeenshire. Segundo a Statoil, a empresa de energia por trás do projeto, a iniciativa aumentará o potencial do mercado de energia eólica em todo o mundo.

parque eólico turbine

O primeiro parque eólico flutuante do mundo foi inaugurado na Escócia (Crédito: Statoil)

O primeiro parque eólico flutuante do mundo

Cada turbina do parque tem 258 metros de altura, sendo que 78 metros ficam completamente submersos. As turbinas são amarradas ao fundo do mar por âncoras de 1.200 toneladas. As águas rasas que compõem parte do Mar do Norte permitem que os aerogeradores sejam corretamente afixados.

parque eólico ancor

As turbinas são amarradas ao fundo do mar por âncoras de 1.200 toneladas (Crédito: Statoil)

O projeto Hywind custou £200 milhões (US$ 262 milhões), recebendo um generoso subsídio do governo escocês. Embora as turbinas estejam atualmente muito dispendiosas, a Statoil acredita que, no futuro, poderá reduzir drasticamente os custos de produção.

Eu acredito que eventualmente veremos parques eólicos flutuantes competir sem subsídio, mas para fazer isso precisamos construir em escala. – Leif Delp (Diretor do projeto)

parque eólico altura

Cada turbina do parque tem 258 metros de altura (Crédito: Statoil) 

Energia limpa

A mudança climática global é um dos grandes desafios que a humanidade está enfrentando. Contudo, reduzir os danos que fizemos ao planeta demandará um esforço amplo e coordenado. Deveremos empreender todo o potencial coletivo para promover profundas transformações.

A Escócia recentemente anunciou o compromisso de zerar a emissão de carbono até 2020 e agora está usando toda a gama de fontes geradoras de energia limpa para atingir o objetivo. A instalação do parque eólico vem ao encontro dos avanços que o país tem realizado no quesito ‘energia limpa’.

Conheça um pouco mais da história do Hywind Scotland:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook