Virtualidade

Paredes inteligentes interativas poderão ser o futuro do cinema

O estúdio ARwall desenvolveu uma solução de realidade aumentada de ponta, que promete ser a próxima evolução do cinema digital. A tecnologia, que envolve a utilização de paredes inteligentes interativas, não apenas elimina as telas verdes convencionais, como também simplifica o processo de produção.

O fim das telas verdes?

Embora tenha um papel importante nas grandes produções cinematográficas, as telas verdes (ou azuis) estão longe de ser ideais. Além do alto investimento, a tecnologia exige uma longa pós-produção. Isso sem falar nos graves efeitos que podem desencadear nos atores. Em suma, o ator Ian McKellen que o diga.

paredes inteligentes 01
Só para ilustrar: por causa das telas verdes, o ator Ian McKellen pensou em desistir de ser ator (Crédito: Reddit)

Leia também:

  • Nova tecnologia de “realidade paralela” promete revolucionar a maneira como vemos o mundo (aqui)

Antevendo esse cenário, o estúdio ARwall desenvolveu uma espécie de display imersivo, que funciona como uma janela virtual. Usando a tecnologia de rastreamento, uma parede inteligente LED pode modificar sua perspectiva com base na posição da câmera, criando uma sensação de paralaxe e profundidade.

Como funciona

Em síntese, os cineastas primeiro conectam um rastreador à câmera. Em segundo lugar, instalam pelo menos dois outros sensores no set. Os equipamentos criam um espaço 3D no ambiente. Desse modo, a aproximação e/ou afastamento da câmera afetará diretamente a perspectiva da cena mostrada na “parede”.

paredes inteligentes 02

Para obter os melhores resultados, os operadores da câmera devem permanecer dentro dos limites dos sensores. Ou seja, devem manter uma distância constante do display – de, pelo menos, de 3 metros. A técnica é essencial para evitar distorções, interferências ou mesmo problemas de inclinação.

Estamos trabalhando na próxima evolução do cinema digital. – ARwall

paredes inteligentes 03

Paredes inteligentes interativas

A curto prazo, a solução de realidade aumentada da ARwall poderá ser útil para cineastas com baixos orçamentos. A longo prazo, tem potencial de ser adotada pelos grandes estúdios de Hollywood. Enfim, a tecnologia será em breve aplicada no filme de ação Hired Sword, Sucker Gun, atualmente em pré-produção.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook